Dr. Arthur Borges

Neurocirurgião
CRM 52 737984
Formado pela FMC
Pós-graduado em gestão pública pelo Albert Einstein
Presidente da Fundação de Saúde de Campos

 

 

Dr. Arthur Borges

Neurocirurgião
CRM 52 737984
Formado pela FMC
Pós-graduado em gestão pública pelo Albert Einstein
Presidente da Fundação de Saúde de Campos

 

 

O subsecretário de Regulação em Saúde de Campos, o neurocirurgião Arthur Borges Martins de Souza, atuante na gestão pública, que contabiliza passagens pelos Hospitais dos Servidores do Estado e do Andaraí, ambos no Rio do Janeiro e no Hospital Público de Macaé (HPM), assumiu em junho deste ano (2024) a gestão do Núcleo de Controle e Avaliação (NCA), cargo que acumula com a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pelo gerenciamento das três unidades hospitalares públicas municipais, além de Unidades Pré-Hospitalares 24h. Com sede na Rua Voluntários da Pátria, 164, Centro, o NCA é um equipamento público municipal vinculado à Secretaria de Saúde de Campos e responsável pela marcação e regulação de procedimentos simples como exames de rotina a procedimentos complexos como cirurgias cardíacas.

De acordo com Borges, mudanças iniciais foram colocadas em prática para que o Núcleo de Controle e Avaliação pudesse atender melhor à população. “O NCA funciona como uma interface entre a população e o acesso aos procedimentos e serviços em saúde, através de duas vertentes de atendimento, a remessa de oferta de vagas/regulação para as UBS e o atendimento ao público através do próprio Núcleo, via sistema (oferta de agendamentos no site) e o acolhimento presencial na sede, que é o de mais fácil visualização pela população em geral, através do movimento diário, na sede do NCA. Hoje temos dois fluxistas, que desde às 7h da manhã, abordam as pessoas na fila tiram dúvidas, acessam o sistema direto em tabletes e promovem o primeiro atendimento, e até mesmo, fazem a marcação para àqueles que não conseguem ou não têm acesso à internet. Mas existe um trabalho interno com as UBS, por exemplo, a unidade faz um agendamento de um exame de raios-x ou de uma ultrassonografia direto no bairro e repassa as informações para o paciente. Isso só é possível porque houve uma liberação de um quantitativo de vagas para esses procedimentos feitos anteriormente pela regulação do Núcleo. Mensalmente, oferecemos uma “cesta” com 164 mil procedimentos dentre exames de baixa e alta complexidade, consultas especializadas e cirurgias. Parte dessa quantitativo nós direcionamos para as Unidade Básicas de Saúde”, frisou.

O Núcleo de Controle e Avaliação conta com uma página, e através dela, o paciente ou o responsável pode realizar o agendamento para atendimento dos serviços disponíveis através NCA. Então, ele funciona como pré-atendimento para solicitações como: cadastro de oncologia e terapia renal substitutiva (hemodiálise); exames de alta complexidade, cirurgias e tratamento fora do domicílio. O agendamento deve ser realizado com os dados da pessoa que irá comparecer no ato do atendimento, devendo estar em posse dos documentos originais e encaminhamento médico. O Agendamento tem como objetivo otimizar o tempo e oferecer maior agilidade nos serviços prestados pelo município.

Quando a gente fala em gestão em saúde, devemos explicar a verticalização e horizontalização do atendimento. Quando você tem um atendimento de baixa complexidade, como por exemplo, o paciente quer ter acesso a um clínico geral ou a um exame de sangue, ele não precisa procurar o Núcleo, e sim, a UBS ou Estratégia Saúde da Família onde está escrito. Há um entendimento da minha equipe, do secretário de Saúde Dr. Paulo Hirano e do prefeito Wladimir Garotinho, que precisamos fortalecer cada vez mais o atendimento na ponta, nas Unidades Básicas de Saúde. Para tal, o governo municipal vem fazendo um grande esforço de reformulação dessas unidades”, reforçou o subsecretário de Regulação em Saúde de Campos, Arthur Borges.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites