O que é rinite?

É quando ocorre uma reação que causa congestão nasal, coriza, espirros e coceira. A maioria dos tipos de rinite é causada por uma inflamação e está associada a sintomas nos olhos, ouvidos ou garganta.

Existem vários tipos de rinite. As mais comuns são a rinite aguda, que geralmente é causada por uma doença viral, a rinite alérgica ou sazonal e a rinite não alérgica ou durante todo o ano. A rinite alérgica é causada quando os alérgenos no ar desencadeiam a liberação de histamina no corpo. A histamina causa coceira, inchaço e acúmulo de líquido nos revestimentos frágeis das passagens nasais, seios, nasais e pálpebras.

As causas mais comuns de rinite são:

* Pólen liberado por árvores;

* Ácaros;

* Bolor;

* Mofo;

* Odores;

* Alterações hormonais;

* Resíduos de baratas;

* Pelos de animais;

* Fumos e odores;

* Temperatura;

* Alterações hormonais;

* Certos medicamentos e uso excessivo de sprays nasais tópicos;

* Mudanças no ambiente;

* Fumaça;

* Certos alimentos ou especiarias…

Quem está em risco de rinite?

Pessoas com asma estão em maior risco de rinite. A rinite alérgica é um problema comum que pode estar ligado à asma. Como a rinite dificulta a respiração pelo nariz, é mais difícil para o nariz funcionar normalmente. Respirar pela boca não aquece, filtra ou umidifica o ar antes de entrar nos pulmões. Isso pode piorar os sintomas da asma.

Controlar a rinite alérgica pode ajudar a controlar a asma em algumas pessoas.

Os sintomas da rinite incluem:

* Espirros;

* Nariz entupido;

* Nariz a pingar;

* Coceira no nariz, garganta, olhos e ouvidos;

* Sangramentos nasais;

* Secreção clara do nariz;

* Infecções de ouvido recorrente;

* Ronco;

* Respirando pela boca;

* Cansaço;

* Hemorragias nasais…

Como a rinite é diagnosticada?

Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito pelo seu médico com base em uma história detalhada e exame físico. Além dos sinais acima, o profissional de saúde pode encontrar: olheiras sob os olhos, palidez da mucosa dentro do nariz, tecido inchado dentro do nariz, respiração bucal…

Como é tratada a rinite?

Evitar os alérgenos que estão causando o problema é o melhor tratamento. Os sintomas da rinite às vezes se parecem com outras condições ou problemas médicos. Consulte sempre o seu médico para um diagnóstico.

Os tratamentos para a rinite alérgica podem incluir: anti-histamínicos, sprays nasais, descongestionantes, imunoterapia…

As medidas preventivas para evitar a rinite alérgica incluem:

* Evitar áreas onde haja poeira pesada, ácaros ou mofo;

* Evitando animais de estimação;

* Evitando o que você sabe que é alérgico;

* Controle ambiental…

Pontos-chave sobre a rinite:

A rinite é uma reação que ocorre nos olhos, nariz e garganta quando alérgenos no ar desencadeiam a liberação de histamina no corpo.

O tratamento e as medidas preventivas para rinite alérgicas incluem: medicamentos e imunoterapia e evitar o quê você é alérgico.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites