Uma revolução no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição que afeta milhões de homens em todo mundo, principalmente, após os 50 anos.
Caracterizada pelo aumento não cancerígenas da próstata, HPB pode causar sintomas que comprometem significativamente a qualidade de vida, como dificuldade de urinar, jato urinário fraco, urgência miccional e o aumento da frequência urinária, principalmente, à noite.
Tradicionalmente, o tratamento da HPB inclui o uso de medicamentos e, em casos mais avançados, cirurgias como a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) ou a prostatectomia transvesical. No entanto, nos últimos anos, uma nova técnica minimamente invasiva vem ganhando destaque por oferecer eficácia, segurança e rápida recuperação: O rezum – Aqua Ablation, também conhecido como vaporização da Próstata com vapor de água.
O que é o rezum – Aqua Ablation
O rezum é um procedimento inovador, aprovado pelo FDA (food and drug administration) nos Estados Unidos e pela ANVISA no Brasil, que utiliza energia térmica do vapor de água para reduzir o tecido prostático que causa obstrução da uretra (durante o procedimento – uma pequena quantidade de vapor a 103 graus é injetada diretamente no tecido prostático aumentado). Quando o vapor entra em contato com a próstata, ele libera calor, provocando a destruição controlada das células que estão causando o bloqueio do fluxo urinário. Com o passar das semanas, o organismo absorve naturalmente esse tecido, permitindo que a urina volte a fluir normalmente. Desse modo é um tratamento seguro minimamente invasivo com resultados duradouros e muitos pacientes retornam às suas atividades em poucos dias, sem os riscos e complicações de uma cirurgia tradicional.
Indicações do rezum
* Pacientes com HPB sintomática e que uso de medicamentos não trouxe o alívio esperado;
* Efeitos colaterais indesejados com tratamento medicamentoso;
* Próstata com peso entre 30 e 100 gramas;
* O paciente busca uma alternativa menos invasiva que uma cirurgia tradicional;
* Maior indicação para homens que desejam preservar a função sexual já que apresenta baixo risco de disfunção erétil e ejaculação retrógrada, complicações comuns em cirurgias mais agressivas.
O rezum é um procedimento realizado em caráter ambulatorial, geralmente, sobre sedação leve endovenosa, onde jatos controlados de vapor de água são liberados diretamente no tecido prostático a cada 1,5cm com duração de 9 segundos cada aplicação. Na maioria dos casos é colocado um cateter vesical temporário por 3 a 7 dias para ajudar na recuperação, tendo alta algumas horas após.
Com a chegada do rezum os homens que sofrem com a HPB agora têm acesso a uma alternativa eficaz, moderna e minimamente invasiva.
O Centro Avançado de Urologia está entre os primeiros do Brasil a oferecer essa tecnologia, reforçando seu compromisso em trazer o que há de mais inovador em tecnologia masculina.