

Dr. Adriano Morgado
CRM 52 87526-0
Graduação pela UNIRIO
Residência médica e mestrado pela UFES

Dr. Adriano Morgado
CRM 52 87526-0
Graduação pela UNIRIO
Residência médica e mestrado pela UFES

A ultrassonografia ganhou amplo reconhecimento como uma ferramenta valiosa em imagens da pele ao longo dos últimos anos, por ser uma modalidade de imagem que não utiliza radiação e altamente acessível, que permite não apenas a observação de todas as camadas da pele, apêndices cutâneos e estruturas mais profundas, mas também, a avaliação da anatomia vascular e vascularização interna de lesões usando o modo Doppler.
O principal componente do aparelho de ultrassonografia é o transdutor, popularmente conhecido como sonda, é a parte do aparelho que entra em contato com o paciente e no campo da dermatologia e estética médica é particularmente importante, uma vez que a tecnologia de ultrassom de alta frequência permite emitir ondas na faixa de frequência entre 20 MHz e 30 MHz, e é a ferramenta ideal para fornecer informações antes, durante e depois de diferentes procedimentos estéticos.
O novo aparelho de ultrassonografia SAMSUNG V8 adquirido pela RAD-MED é equipado com o transdutor L3-22, capaz de emitir frequências mais altas, que garantem uma melhor resolução espacial, permitindo a visualização detalhada das camadas da pele e da sua vascularização utilizando o modo Doppler.
O recente aumento do uso de preenchedores para harmonização facial, bem como do aumento da variedade de substâncias utilizadas, acrescido ao fato de que em muitos casos não há registro da localização e de qual substância foi utilizada, ganha destaque o exame de mapeamento facial com Doppler, que permite identificar preenchedores absorvíveis (o mais comum o ácido hialurônico) e não absorvíveis (o mais conhecido o PMMA – polimetilmetacrilato), além da localização e profundidade em que se encontram. Destacam-se ainda, outras aplicações da ultrassonografia de alta frequência com Doppler, que consistem no diagnóstico de tumores de pele benignos e malignos, dermatoses inflamatórias e patologia das unhas e do couro cabeludo, bem como para a avaliação de corpos estranhos.
O mapeamento facial com Doppler pode ser realizado antes e depois de procedimentos estéticos, especialmente, nas regiões de alto risco do rosto para evitar eventos adversos indesejados, como necrose tecidual ou isquemia. Caso ocorra oclusão vascular ou compressão externa devido à injeção de ácido hialurônico, os vasos alvos podem ser identificados e a aplicação de hialuronidase pode ser realizada para restabelecer o fluxo vascular. A ultrassonografia de alta frequência também é útil para fornecer detecção precoce e melhor manejo de outras complicações relacionadas ao preenchimento, como reações inflamatórias, migração e deslocamento do preenchimento, reações alérgicas ou infecções.
Portanto, fica claro o protagonismo da ultrassonografia de alta frequência com Doppler na personalização de procedimentos estéticos com preenchedores, bioestimuladores e outros tipos de injetáveis, especialmente para lidar com possíveis complicações relacionadas ou na identificação dos preenchedores previamente injetados. A RAD-MED dispõe de equipe capacitada, infraestrutura e tecnologia de última geração para atendimento aos pacientes e suporte a profissionais de saúde.