Presbiacusia? É a perda auditiva relacionada à idade, a perda gradual da audição em ambos os ouvidos. É um problema comum ligado ao envelhecimento. Um em cada três adultos com mais de 65 anos tem perda auditiva. Por causa da mudança gradual na audição, algumas pessoas não percebem a mudança no início. Na maioria das vezes, afeta a capacidade de ouvir ruídos agudos, como toques de telefone ou bipes de micro-ondas. A capacidade de ouvir ruídos graves geralmente não é afetada.
O que causa a perda auditiva relacionada à idade? Na maioria das vezes, ocorre devido a alterações nos seguintes locais: dentro do ouvido interno (mais comum); dentro do ouvido médio; ao longo das vias nervosas para o cérebro.
Outras coisas que afetam a perda auditiva relacionada à idade:
* Exposição contínua a ruído alto (como música ou ruído relacionado ao trabalho), perda de células ciliadas (receptores sensoriais no ouvido interno), fatores herdados, envelhecimento, várias condições de saúde, como: doenças cardíacas ou diabetes, efeitos colaterais de alguns medicamentos, como: aspirina e certos antibióticos.
Quais são os sintomas da perda auditiva relacionada à idade?
* A fala de outras pessoas parece murmurada ou arrastada, sons agudos, como “s” ou “th”, são difíceis de distinguir, as conversas são difíceis de entender, principalmente quando há ruído de fundo, as vozes dos homens são mais fáceis de ouvir do que as das mulheres, alguns sons parecem excessivamente altos e irritantes, zumbido (zumbido nos ouvidos) pode ocorrer em um ou ambos os ouvidos.
Os sintomas da perda auditiva relacionada à idade podem se parecer com outras condições ou problemas médicos. Sempre consulte seu médico para um diagnóstico. Se você tem perda auditiva, seu médico de qualquer especialidade pode encaminhá-lo a especialistas em perda auditiva, como:
* Otorrinolaringologista: este é um médico especializado em doenças e condições dos ouvidos, nariz e garganta.
* Fonoaudiólogo: este é um profissional de saúde especializado em testar problemas auditivos e gerenciar problemas auditivos.
Após isso, você pode ser encaminhado, para fazer uma audiometria. Uma audiometria é um teste no qual os sons são reproduzidos por meio de fones de ouvido, em um ouvido de cada vez. Você é solicitado a responder se é capaz de ouvir cada som. Se uma pessoa não consegue ouvir certos tons, isso sugere que houve algum grau de perda auditiva.
As opções de tratamento para perda auditiva relacionada à idade podem incluir o seguinte:
* Aparelho(s) auditivo(s), dispositivos assistivos, como: amplificadores de telefone ou tecnologia que converte fala em texto, treinamento em leitura de fala (para usar pistas visuais para determinar o que está sendo dito).
Quais são as complicações da perda auditiva relacionada à idade? Se a sua perda auditiva for significativa o suficiente, você pode precisar de algum tipo de aparelho auditivo para se comunicar com outras pessoas.
O que posso fazer para prevenir a perda auditiva relacionada à idade? A maneira mais importante de prevenir a perda auditiva relacionada à idade é proteger sua audição. Evitando ruídos altos e reduzindo a exposição ao ruído. Use protetores auriculares (para evitar mais danos à audição).
Pontos chaves:
A perda auditiva relacionada à idade é uma perda auditiva gradual em ambas as orelhas. É um problema comum associado ao envelhecimento.
Se você tiver perda auditiva repentina, consulte seu médico imediatamente, pois isso pode ser o desenvolvimento de um problema auditivo grave.
Evitar a exposição constante ou contínua a ruídos altos pode ajudar a proteger sua audição e prevenir a perda auditiva gradual.
Não é uma condição reversível, portanto, a prevenção é importante.
Saiba que você pode entrar em contato conosco se tiver mais algumas dúvidas.