Dr. Frederico Cesário

Otorrinolaringologista
CRM 52 67317-0
Especialização em
otorrinolaringologia na UNIRIO.

Dr. Frederico Cesário

Otorrinolaringologista
CRM 52 67317-0
Especialização em
otorrinolaringologia na UNIRIO.

A otite externa é uma condição que causa inflamação (vermelhidão e inchaço) do canal auditivo externo e é um tipo de otite comum no verão e início de outono, por isso é frequentemente chamada de “otite de nadador” porque a exposição repetida à água pode tornar o canal auditivo mais vulnerável à inflamação.

Os sintomas da otite externa incluem:

* Dor de ouvido, que pode ser grave;

* Coceira no canal auditivo;

* Uma saída de líquido ou pus do ouvido;

* Algum grau de perda auditiva temporária;

* Geralmente apenas um ouvido é afetado.

Com tratamento, esses sintomas devem desaparecer em poucos dias. No entanto, alguns casos podem persistir por mais dias. Você deve consultar seu médico logo nos primeiros sintomas se perceber que pode ser otite.

Seu médico perguntará sobre seus sintomas e se você usa regularmente algum item inserido em seus ouvidos, como: aparelhos auditivos ou protetores de ouvido. Ele também pode examinar o interior do ouvido usando um instrumento chamado otoscópio.

Se você tiver episódios recorrentes de otite externa que não responderam ao tratamento, seu médico poderá fazer uma coleta na parte do conduto auditivo externo. Isso será testado para ajudar a determinar que tipo de infecção você têm, se houver, para que a medicação apropriada possa ser prescrita.

Qual a causa da otite externa?

A maioria dos casos de otite externa é causada por uma infecção bacteriana, embora a condição também possa ser causada por: irritação, infecções fungais e alergias.

Há uma série de coisas que podem aumentar a probabilidade de você desenvolver otite externa, incluindo: danificar a pele dentro do canal auditivo externo, deixando água no ouvido.

A água no ouvido aumenta a possibilidade de uma otite externa, porque pode fazer com que você coce o interior do ouvido, e a umidade também fornece um ambiente ideal para o crescimento de bactérias.

A otite externa é relativamente comum. Estima-se que cerca de 1 em cada 10 pessoas será afetada por ela em algum momento de suas vidas.

Como a otite externa é tratada?

A otite externa, às vezes, melhora sem tratamento, mas pode levar várias semanas. Seu médico pode prescrever medicamentos tópicos e sistêmicos, que geralmente melhoram os sintomas em alguns dias.

Mas você poderá procurar um especialista, que é o otorrinolaringologista, para tratamento e aconselhamento adicionais se os sintomas forem graves ou se não responderem ao tratamento.

Existe prevenção para a otite externa?

Para ajudar a reduzir as chances de desenvolver otite externa, você deve evitar inserir: cotonetes e outras coisas nos ouvidos (incluindo os dedos), pois isso pode danificar a pele sensível do canal auditivo.

Se você nada regularmente, considere usar protetores de ouvido ao nadar ou uma touca de natação para cobrir os ouvidos e protegê-los da água.

Você também deve tentar evitar que água, sabão ou xampu entrem nos ouvidos durante o banho.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites