Dr. Frederico Cesário

Otorrinolaringologista
CRM 52 67317-0
Especialização em
otorrinolaringologia na UNIRIO.

Dr. Frederico Cesário

Otorrinolaringologista
CRM 52 67317-0
Especialização em
otorrinolaringologia na UNIRIO.

A sinusite é uma infecção do revestimento dos seios da face próximo ao nariz. Essas infecções ocorrem com mais frequência após um resfriado ou após um surto de alergia. Existem 4 tipos:

* Agudo: os sintomas duram menos de 4 semanas e melhoram com os cuidados adequados.

* Subagudo: este tipo de infecção não melhora inicialmente com tratamento. Os sintomas duram de 4 a 8 semanas.

* Crônica: a infecção crônica ocorre com infecções agudas repetidas ou mal tratadas. Esses sintomas duram 8 semanas ou mais.

* Recorrente: se você tiver 3 ou mais episódios de sinusite aguda em um ano, isso é chamado de recorrente.

Os seios da face são cavidades, próximas à passagem nasal. Os seios da face produzem muco. Este fluido limpa as bactérias e outras partículas do ar que você respira.

O que causa sinusite? Uma infecção sinusal pode ocorrer após um resfriado. O frio inflama as passagens nasais. Isso pode bloquear a abertura dos seios da face e causar infecção. As alergias também podem fazer com que o tecido nasal inche e produza mais muco e cause sinusite.

Outras condições que podem levar à sinusite incluem: anormalidades na estrutura do nariz, adenóides aumentadas, mergulho e natação, infecções dentárias, lesão no nariz, objetos estranhos presos no nariz, fumo.

Se a drenagem do muco for bloqueada, as bactérias podem começar a crescer. Isso leva a uma sinusite. Os vírus e bactérias mais comuns que causam sinusite também causam gripe ou certos tipos de pneumonia.

Quais são os sintomas da sinusite?

Os sintomas da sinusite podem depender da sua idade. Estes são os sintomas mais comuns da sinusite: crianças mais novas, coriza que dura mais de 7 a 10 dias. A secreção, geralmente, é verde ou amarela espessa, mas também, pode ser transparente, tosse à noite, tosse diurna ocasional, crianças mais velhas e adultos, queixas de gotejamento na garganta pelo nariz, dores de cabeça, dor facial, mal hálito, febre, dor de garganta, Inchaço ao redor dos olhos, pior pela manhã.

Os sintomas da sinusite podem ser semelhantes a outras condições ou problemas de saúde. Sempre converse com seu médico para um diagnóstico.

Como a sinusite é diagnosticada?

Frequentemente, seu médico pode diagnosticar sinusite com base nos sintomas e em um exame físico. Às vezes, outros testes são feitos. Isso pode incluir: radiografias sinusais, tomografia computadorizada dos seios da face, exames de sangue…

Como a sinusite é tratada?

Seu médico descobrirá o melhor atendimento com base em: qual é a sua idade, sua saúde geral e histórico médico, com que grau você está doente, quão bem você consegue lidar com medicamentos, procedimentos ou terapias específicas.

O tratamento da sinusite pode incluir: analgésicos, descongestionante nasal, antibióticos para sintomas graves, como: febre, dor ou sensibilidade facial ou inchaço ao redor dos olhos. Cirurgia, se outros tratamentos falharam.

Você pode ser encaminhado a um alergista-imunologista, especialmente para sinusite crônica ou recorrente. Pessoas que fizeram cirurgia de sinusite, mas ainda apresentam sinusite, também podem ser encaminhadas.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites