Dr. Guilherme Ribeiro
Médico Especializado em Terapia Intensiva CRM 52 90414-7 Formado pela FMC
Dr. Guilherme Ribeiro
Médico Especializado em Terapia Intensiva
CRM 52 90414-7
Formado pela FMC
A inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado, realizada no dia 03 de novembro, marcou um capítulo importante para a saúde pública de Campos dos Goytacazes e de toda a região Norte Fluminense. A entrega da obra pelo prefeito Wladimir Garotinho simbolizou não apenas a modernização do principal hospital da cidade, mas também, a consolidação de um espaço pensado para atender com mais conforto, eficiência e segurança a quem chega em situação de urgência e emergência. Referência regional, o HFM recebe diariamente pacientes de vários municípios vizinhos, além de pessoas que trafegam pela BR-101, via que liga diferentes estados e serve como rota de deslocamento de trabalhadores, motoristas e viajantes.
Do dia 5 ao dia 18 de novembro, período posterior ao início do funcionamento do novo setor, foram registrados 3.473 atendimentos. O número expressivo reforça a necessidade de uma estrutura proporcional à demanda e evidencia o impacto positivo da modernização para profissionais e usuários. No dia 5 de novembro, a unidade deu início a segunda etapa da obra, acompanhada do processo de transição de pacientes e equipes para os novos espaços.
O pronto-socorro foi planejado para oferecer mais agilidade e organização no atendimento. A estrutura conta com duas recepções distintas: uma, exclusiva para pacientes em situação de urgência e outra, destinada a visitantes, acompanhantes e funcionários. A área de urgência dispõe de banheiros adaptados para pessoas com deficiência e televisão com sistema informatizado, garantindo maior controle de fluxo e transparência no atendimento.
Os consultórios foram distribuídos para garantir especialidades essenciais: otorrinolaringologia, oftalmologia, clínica geral e ortopedia, todos equipados com mesas, cadeiras, escadinhas, macas fixas e móveis. O setor também possui sala de classificação de risco, medicação e hipotermia, hidratação, gesso, serviço social e área administrativa, além de um moderno espaço de politrauma capaz de receber até quatro pacientes simultaneamente. A sala de reanimação foi completamente redesenhada para atender casos graves com ainda mais segurança, equipada com seis ventiladores mecânicos, seis monitores multiparamétricos, seis focos clínicos, seis camas e sete poltronas para hidratação.
Um dos avanços desta reestruturação é a reorganização dos fluxos internos, corrigindo problemas históricos do antigo pronto-socorro. Para evitar o cruzamento entre perfis diferentes de pacientes, a nova estrutura passou a contar com duas portarias distintas. O acesso principal, pela Rua Rocha Leão, volta a funcionar para acolher pacientes de menor gravidade, que chegam para consultas rápidas, procedimentos e medicações. Já, os casos mais graves chegam pela nova entrada da Rua XV de Novembro, destinada, exclusivamente, às ambulâncias e aos pacientes que necessitam de internação imediata. A partir dali, o acesso é direto para o interior do hospital, onde estão às unidades de internação, como: Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade Intermediária (UI), Curta Permanência e enfermarias.
O atendimento pediátrico permanece com acesso pela Avenida XV de Novembro, sem mudanças no fluxo das crianças, garantindo que o setor continue funcionando com estabilidade e segurança.
O primeiro atendimento realizado no novo pronto-socorro, na manhã do dia 5, simbolizou o novo momento vivido pelo HFM. Dona Antônia dos Santos, de 95 anos, foi acolhida após sofrer uma queda que resultou em fratura no fêmur. A idosa recebeu atendimento imediato na nova estrutura, inaugurando de forma especial um espaço que nasce com o compromisso de oferecer cuidado, eficiência e humanidade.