Dra. Karlla Haddad

Ginecologista e Sexóloga
CRM 52 95384-9
Formada pela FMC
Pós-graduação em sexualidade humana IEPOS no Hospital Pérola Byington

Dra. Karlla Haddad

Ginecologista e Sexóloga
CRM 52 95384-9
Formada pela FMC
Pós-graduação em sexualidade humana IEPOS no Hospital Pérola Byington

A Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás” tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os: sinais; sintomas; prevenção; diagnóstico; e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.

O amarelo e o lilás são as cores que representam essas campanhas, que buscam alertar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde íntima e procurar ajuda médica em caso de sintomas.

Março Amarelo💛🎗

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil.

A endometriose é uma doença inflamatória, benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.

Afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, e causa: dores intensas; sangramentos; e infertilidade.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida das pacientes. Por isso, neste mês de março, vamos nos unir em prol da saúde feminina e divulgar essas informações. Juntas somos mais fortes!

Março lilás💜🎗️(colocar na cor lilás)…

Câncer de colo de útero, segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal. E pode ser prevenido com a vacinação contra o HPV e o exame preventivo (Papanicolau).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com previsão no período de 2020/2022, o país atingiria 16.710 novos casos da doença.

Para este ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA-2022).

Assim, conseguimos entender o quão importante é estar em dia com seu preventivo (papanicolau) – exame simples e indolor, capaz de identificar precocemente qualquer anormalidade e permitir o tratamento adequado.

Pensando em prevenção, temos também a vacinação contra o “HPV”, que é uma importante estratégia na redução dos casos de câncer do colo do útero no Brasil. O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele e as mucosas do nosso corpo, existindo mais de 200 tipos diferentes. Estima-se que, em aproximadamente 98% dos casos desse tipo de câncer, um desses vírus esteja presente, sendo os mais prevalentes hoje sendo prevenido pela vacina Gardasil-9 que protege contra 4 de baixos riscos – responsáveis pelas verrugas do HPV; e 5 altos riscos – responsáveis pelo câncer de colo uterino. A idade indicada para realização é de 9 a 45anos de idade.

Prevenção é chave 🔑

Mantenha sempre sua rotina ginecológica em dia e nunca deixe de falar para seu médico se sentir dor.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites