LIPEDEMA: A DOENÇA INFLAMATÓRIA DO TECIDO GORDUROSO

Marissol Rios

Nutricionista & Psicóloga
CRN 3 55580
Formada na USCS/SP
Pós Graduada em Nutrição do Esporte e Estética – Plenitude Educação/SP

Lipedema é uma doença crônica, progressiva da gordura que ocorre principalmente em mulheres. É caracterizada por ser bilateral, com excesso simétrico de tecido gorduroso, principalmente, em pernas e tornozelos. A síndrome é uma inflamação que resulta em inchaço, dores e aspecto deformado da região afetada, e que piora a depender do tipo de alimentação e mudanças hormonais.

Ser pouco conhecida não só pelas pessoas, mas especialmente pelos profissionais, é um dos pontos de atenção, pois dificulta ajuda e não garante tratamento pelo SUS ou convênios. Mas, recentemente a sociedade ganhou uma importante batalha: o Lipedema foi reconhecido como doença na nova Classificação Internacional de Doenças – o CID 11.

Dentre os sintomas temos: apresentação simétrica, envolvendo ambas as pernas; Dor; hipersensibilidade ao toque; acúmulo de gordura da cintura até os joelhos ou tornozelos, às vezes com uma marca anelar acima do tornozelo; Pés livres de acometimento; hipermobilidade; coxins gordurosos acima, medial e abaixo dos joelhos; nódulos gordurosos podem aumentar estresse na articulação causando marcha anormal e/ou dor aumentada nas articulações; acúmulo de gordura nos braços em alguns estágios; perda da elasticidade da pele; hematomas fáceis e frequentes; cansaço geral.

O início dos sintomas ocorrem na puberdade, gravidez ou menopausa. A causa do Lipedema ainda é desconhecida, embora suspeite-se de causas genéticas, metabólicas, inflamatórias e hormonais.

Estágios 

* Estágio I: pele é lisa/suave.  O inchaço aumenta durante o dia e pode resolver com elevação dos membros. Responde bem ao tratamento.

* Estágio II: pele tem marcas “identações”, “celulite”.  Lipomas podem ocorrer. Eczema e erisipelas podem estar presentes. Edema aumenta durante o dia, com melhora parcial após elevação dos membros. Pode responder bem ao tratamento.

* Estágio III: tecido conectivo endurecido, fibroesclerose. Edema presente e consistente. Grandes áreas e massas de pele e gordura que se sobrepõe. Menos responsivo a algumas modalidades de tratamento.

* Estágio IV: fibroesclerose. Edema consistente presente em grandes áreas e massas de pele e gordura que se sobrepõe. Também conhecido como lipo-linfedema. Menos responsivo a algumas modalidades de tratamento.

Apesar de Lipedema vir acompanhado de obesidade ou sobrepeso em boa parte dos casos, são condições diferentes. O Lipedema pode acometer pessoas sem sobrepeso. Alguns exames como: densitometria, avaliação física por dobras cutâneas, bioimpedancia e ultrassom podem auxiliar na diferenciação do Lipedema de outras condições. Não há cura identificada no momento para o Lipedema, mas  a detecção precoce e  tratamento podem reduzir os danos progressivos.

Os pilares do tratamento conservador consistem em: alimentação e controle intestinal; redução da inflamação; controle da dor; suplementação; hidratação; exercício físico; controle do estresse; sono reparador; melhora do retorno linfático; suporte emocional.

Pode ser difícil para quem sofre de Lipedema obter um diagnóstico oportuno. Infelizmente, não existe um teste simples, portanto, diagnosticá-lo, geralmente, requer investigação. Encontrar um profissional  para o diagnóstico e tratamento pode não ser fácil. Se você suspeitar que tenha essa condição, não se desespere, procure  um profissional com conhecimento sobre Lipedema.

Exemplo de refeições anti-inflamatórias:

Salmão com cúrcuma e folhas verdes:

O salmão é rico em ômega-3, que atua na prevenção e tratamento de diversas doenças. A cúrcuma tem propriedade anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Folhas verdes são ricas em antioxidantes, vitaminas e nutrientes.


Iogurte com frutas vermelhas e aveia:

Mirtilos, morangos e framboesas contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações. A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B1, além de ser excelente fonte de fibras solúvel. O iogurte natural é rico em proteínas, cálcio, e probióticos – bactérias boas que fortalecem a barreira intestinal e ajuda a preservar a imunidade.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites