Cuidado com as pessoas, parcerias e equilíbrio financeiro têm feito de Campos um município referência em assistência em saúde. No início de setembro, foi entregue à população a Nova Emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG) que, em menos de um mês, já atendeu mais de 2 mil pessoas. A nova Clínica da Criança completou três meses de funcionamento, foram reabertas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 46 fechadas pela gestão passada durante a pandemia da Covid-19. Campos também está na 5ª etapa dos Mutirões da Saúde, onde mais de 60 mil procedimentos já foram realizados.
A Nova Emergência do HGG, construída através de parceria com o Governo do Estado, possui 20 leitos de repouso; 14 leitos na Unidade de Pacientes Graves (UPG); 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo um exclusivo para isolamento em cada; 10 para observação e oito cadeiras de hidratação. Conta, ainda, com uma sala de classificação de risco, dois consultórios médicos, sala para exame de eletrocardiograma (ECG), ultrassom (USG), posto de coleta, entre outros procedimentos.
Com sintomas de pancreatite e acompanhado da filha, a secretária Kátia Souza, 57 anos, o aposentado buscou atendimento na Nova Emergência, onde, segundo Kátia, foi bem recebido por todos os profissionais, do recepcionista ao médico. “O médico que atendeu o meu pai foi muito atencioso e logo solicitou os exames necessários para saber se haveria necessidade de uma cirurgia”, contou a filha, ressaltando que o pai precisou ficar internado.
“Na enfermaria, onde ele está há pelo menos sete dias, a limpeza também chamou minha atenção. Eles limpam o banheiro e o chão várias vezes por dia. Nunca vi nada igual. O médico também faz visitas diárias. Até o dr. Vitor (superintendente do HGG) já esteve aqui duas vezes para saber como meu pai está”, disse Kátia. “Estou maravilhado. Parece hospital de primeiro mundo”, acrescentou Ivan.
Desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, a Prefeitura vem investindo em uma saúde de qualidade para toda Campos, avançando na reestruturação das unidades hospitalares, com a aquisição de equipamentos de ponta e troca de mobiliário, além de reforma de hospitais. Para alcançar os resultados positivos, o município está aplicando aporte financeiro proveniente de emendas parlamentares, além de receita própria e parceria com o Governo do Estado.
Dois novos Tomógrafos foram adquiridos para atender aos pacientes do Hospital Ferreira Machado, referência regional em urgência e emergência, que também está com a emergência passando por reforma, e Hospital São José, na Baixada Campista. Também foram retomadas as obras do Novo Hemocentro Regional. A população conta também com duas unidades de referência em emergência e urgência pediátrica: a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), que receberam equipamentos modernos e ambiente lúdico para melhor atender aos pequenos.
O prefeito Wladimir Garotinho falou sobre os investimentos na Saúde e em outras áreas. “Estamos investindo em áreas sensíveis como Saúde, Educação e Assistência Social, mas com um olhar voltado também para alavancar nossa economia. Neste sentido, estamos investindo em melhorias nas estradas vicinais da área rural para atender ao homem do campo e na desburocratização da abertura de empresas, visando gerar emprego para nossa população e renda para o município”, declarou.
O secretário de Saúde Paulo Hirano destacou avanços e melhorias na assistência à população. “O município de Campos vem se transformando em um polo regional de altíssima qualidade em termos de infraestrutura assistencial. Estamos avançando na reestruturação das unidades, reformando e reabrindo as que foram fechadas pela gestão passada, implementando Policlínicas e executando os Mutirões da Saúde, dos quais já foram realizados mais de 60 mil procedimentos, entre cirurgias e exames de alta complexidade”, pontuou o secretário.
Das 46 Unidades Básicas de Saúde encontradas fechadas, a atual gestão já reabriu 22. A secretaria conta com 23 programas que dão assistência às crianças, gestantes e pessoas privadas de liberdade, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária.
Campos já lançou cinco etapas do Mutirão da Saúde com o objetivo de zerar as filas de espera. Na primeira, foram cirurgias de vesícula, hérnia e ginecológica). Na segunda etapa, exames de alta complexidade, entre ressonância magnética e tomografia. Cirurgias ortopédicas foram realizadas na terceira etapa e, na quarta etapa, cirurgias de cabeça e pescoço e urológicas. A quinta etapa do Mutirão da Saúde é voltada para cirurgias eletivas.
Dr. Paulo Roberto Hirano
Gastroenterologista
CRM 52 24247-4
Formado pela FMC
Secretário de Saúde de Campos
/@drpaulohirano
paulohirano.saude@gmail.com