Dr. Carlos Fabian Seixas de Oliveira

Médico Oftalmologista
CRM 52 70262-5
Diplomado pela FMC
Membro do CBO e SBO

Dr. Carlos Fabian Seixas de Oliveira

Médico Oftalmologista CRM 52 70262-5 Diplomado pela FMC Membro do CBO e SBO

Glaucoma é uma doença crônica dos olhos, caracterizada em 90% dos casos pelo aumento da pressão intra-ocular e perda do campo visual. O tratamento é feito com colírios e acompanhamento oftalmológico regular.
Caso o tratamento não seja feito corretamente, a perda visual vai aparecendo aos poucos, sem o paciente perceber, podendo levar a cegueira completa.

A seguir, algumas dúvidas sobre o glaucoma:

* Como sei se tenho glaucoma? Você deve consultar anualmente seu oftalmologista, principalmente após os 40 anos de idade. Nessa avaliação ele verificará, entre outros, o valor da pressão dos seus olhos.

* Quem tem glaucoma pode ter uma visão normal? Sim, após, feito o diagnóstico e seguindo o tratamento determinado pelo médico, o paciente terá uma vida normal.

* Todas as pessoas podem ter glaucoma? Sim, porém algumas podem ter mais predisposição a desenvolver a doença como: os míopes, idosos, diabéticos, raça negra e parentes de portadores da doença.

* Quem tem glaucoma pode praticar esportes? Sim, pois alguns tipos de esportes beneficiam o tratamento, como: caminhar, nadar, andar de bicicleta…

* Quem tem glaucoma pode ser operado de catarata? Sim, pois a cirurgia de catarata pode ajudar a reduzir a pressão dos olhos.

* Quem tem glaucoma tem que operar as vistas? Apenas uma parcela pequena dos pacientes precisam de cirurgia, naqueles casos refratários a todos os tratamentos clínicos disponíveis.

* Quem tem glaucoma pode usar lente de contato? Sim, desde que elas sejam retiradas antes de se usar o colírio para o controle da doença.

* Quem tem glaucoma pode operar a miopia? Depende. Há controvérsias entre oftalmologistas sobre se a cirurgia refrativa poderia piorar o quadro do glaucoma. A priori, quem está bem controlado da doença pode operar sim.

* As grávidas podem usar colírios para tratar o glaucoma? Nem todas. Os colírios beta-bloqueadores são teratogênicos, isto é, pode causar má formação no bebê e alterações no ritmo cardíaco do mesmo. Os colírios análogos da prostaglandina podem induzir ao parto prematuro e aborto espontâneo. Na verdade, praticamente todos os colírios disponíveis são contra indicados na gravidez, principalmente no 1º trimestre, excetuando os da classe B. Converse com seu oftalmologista sobre a melhor opção terapêutica.

* O que é escavação? É uma pequena depressão do nervo óptico. Quanto maior essa escavação, maior o dano do glaucoma. Porém, nem toda escavação aumentada é patológica, podendo ser congênita.

* Aversão a luz é sintoma do glaucoma? Nem sempre. Porém, ela pode ocorrer, principalmente, nos casos de glaucoma agudo e no congênito.

* O que é glaucoma agudo? É uma urgência oftalmológica que deve ser tratada imediatamente, sob pena de perda irreversível da visão. Nesses casos, o paciente sente uma dor lancinante no olho, que não melhora com analgésicos, além de vermelhidão, borramento da visão, mal-estar com vômitos, podendo evoluir também com dor de cabeça e desmaio. Deve ser internado em unidade hospitalar para tratar os sinais e sintomas do glaucoma agudo.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites