Evaldo Rodrigues A. Jr

Psicanalista Clínico
Hiponoterapeuta
Brasileira de Psicanálise

Evaldo Rodrigues A. Jr

Psicanalista Clínico
Hiponoterapeuta
Brasileira de Psicanálise

Fazer análise é voltar o olhar para dentro e buscar o que está submerso abaixo da parte do iceberg que se mostra para o mundo ego, é mergulhar nas profundezas do SI inconsciente.

 Tem que ter fôlego e coragem, mas é libertador. Quem já viveu ou vive esta experiência é testemunho do que escrevo agora. Não existirá respostas prontas do analista para o analisando e nem receita de bolo para dar certo.

Fazer análise é descobrir o próprio movimento interior, nossos medos, desejos, mentiras…nossas sombras e transformar tudo isso em pontos de ganho para nossas vidas, através do processo de ressignificação.

É muito comum no meu consultório o analisando projetar sua fala para fora e buscar culpas no mundo externo – mecanismo de fuga “projeção” – um dos mais usados pelo ego, para fugir da dor que o consome por dentro. Enquanto se permanece nesta posição não há mudanças e não havendo mudanças permanece os sintomas.

A senhora Jenifer (pseudônimo) narrava muito irritada uma série de coisas que falaram sobre ela…. Ela estava inquieta na sessão, se mexia, alterava o tom de voz e por vezes xingava (pedindo desculpas). O tempo todo repetia: é tudo mentira!!!! Suava, seus batimentos cardíacos e sua respiração estavam alterados…discorreu muitas coisas e colocou muita raiva para fora. De repente fez um silêncio e disse: não que isso esteja me incomodando é claro (negação – outro mecanismo de fuga do ego), mas resolvi trazer para a sessão de hoje. Respirou e continuou os reclames que pareciam nunca terminar. Em determinado momento em que fez uma pausa eu lhe perguntei: posso ler uma placa?  (uso essa expressão para falar algo que possa ou não fazer sentido para o meu analisando) Afirmei então: Todas as coisas que falaram a seu respeito é verdade!  E ela gritou: mas é claro que é mentira!!! Repliquei em seguida: Se é mentira por que então está se consumindo com tudo isso? Por quê? Por que…? Não sei! Talvez seja bobagem mesmo…. Mas antes que tentasse fugir novamente, disse: vamos falar um pouco mais sobre isso! Por que isso te incomoda tanto?

A terapia seguiu então seu curso onde o analisando agora estava diante e somente diante de si mesmo, e das causas internas que lhe entravavam a vida.

Dr. Sigmund Freud dizia “quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”, naturalmente, Jeniffer estava falando mais dela do que outro e quando estimulada a refletir sobre isso tentava fugir dela mesma.

A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, esclarece que “só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós”.

Quando a fala, gesto, conduta do outro nos irrita e nos altera tanto é porque mexeu com sombras que o nosso ego deseja manter escondida, porque o comprometeriam publicamente se reveladas.

Se submeter ao processo de análise é fascinante, é como se a pessoa recebesse um bilhete de uma viagem incrível, maravilhosa, cheia de descobertas, mas também cheia de percalços…a viagem para dentro de SI.

Fazer análise é aprender a se escutar e por que não dizer, se auscultar psicologicamente falando. Rever crenças limitadoras que você sempre tomou como verdade e que te impede de caminhar, rever experiências vividas que sempre acreditou serem verdadeiras, mas que o ego havia fantasiado para esconder algo.

Deixo para vocês refletirem um trecho da canção: Minha alma (A paz que eu não quero) da banda Rapa que gosto muito

As vezes eu falo com a vida

As vezes é ela quem diz

Qual a paz que eu não quero

Conservar para tentar ser feliz.

Fugir de si mesmo nos dá uma falsa sensação de paz interior que nunca nos fará feliz. Abandone esta paz de bolha de sabão, porque quando ela arrebentar, você vai cair de muito alto. 

Fica aqui meu convite: Procure um psicanalista e faça a viagem mais maravilhosa que você nunca fez, faça uma sessão de análise.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites