Muitos começam uma rotina fitness com a intenção de emagrecer. No entanto, os benefícios dos exercícios físicos vão muito além do emagrecimento, tanto para a saúde mental quanto física.
O exercício aeróbico, especificamente, causa um aumento no fluxo sanguíneo em regiões do cérebro como o hipocampo, uma área envolvida na aprendizagem, memória, e controle do estresse. Além disso, diminui o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, e reduz os sintomas de estresse e ansiedade. A atividade física regular também pode ajudar a manter suas habilidades de pensamento, aprendizado e julgamento afiadas à medida que você envelhece, além de reduzir o risco de depressão e te ajudar a dormir melhor.
Um estudo liderado pelo Departamento da Saúde da Universidade King’s College, de Londres, Inglaterra, acompanhou mais de 30 mil adultos por 11 anos e descobriu que a prática do exercício regular era um fator protetor contra a depressão.
Assim, o recomendado é praticar pelo menos 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada (como caminhada ou dança) ou pelo menos 75 minutos por semana de atividade aeróbica de alta intensidade (corrida, natação, ou tênis), de preferência espalhados ao longo da semana.
Diante disso, saber sobre os benefícios dos exercícios físicos pode ser um incentivo para pessoas que se sentem desapontadas com a falta de “progresso” quando se trata da perda de peso.
Bom, exercício físico nós consideramos aquelas prescrições que o profissional de educação física elabora para seus alunos, para melhorar a força, a resistência aeróbia, emagrecer, etc., e realmente tem mais benefícios do que a atividade física, mas os dois são de extrema importância.
Uma das vantagens do exercício físico é que ele tem como meta melhorar alguns aspectos da nossa capacidade funcional, ou seja, melhora o desempenho das atividades que nos propomos a realizar, e não precisa ser nada de muito diferente ou esportivo, pode ser inclusive melhorar a força nas pernas para manter os movimentos do dia a dia da vida de um idoso, para mantê-lo mais independente e saudável. Chamamos estes aspectos de componentes de aptidão física, que podem ser voltados a saúde, como: força, resistência aeróbia, flexibilidade e composição corporal, e componentes de aptidão voltada ao desempenho esportivo, que não vamos abordar aqui neste texto, já que minha conversa aqui é sobre saúde.
Mas um benefício que poucos conhecem é a melhora da memória! Você sabia que o exercício aeróbio estimula o aumento do nosso cérebro e que isso pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças que afetam a memória, como a demência e a doença de Alzheimer? E uma simples caminhada de 30 minutos realizada diariamente ou na maioria dos dias da semana já é suficiente para isso.
É importante ter consciência de que vão surgir obstáculos ao longo do tempo, que vão lhe fazer pensar em abandonar as atividades físicas, afinal, temos uma urgência em obter resultados para tudo nos dias de hoje, principalmente com o avanço e a rapidez que a tecnologia nos dá.
Porém, tenha foco e busque o seu bem-estar, tendo ele como prioridade, ainda mais quando as tentações forem grandes. Não exija demais de você mesmo logo de cara, estabeleça metas de curto prazo, que sejam desafiadoras, mas que também sejam realistas.
Fazendo isso, todo dia você se motivará e verá resultados sendo atingidos, mesmo que pequenos. A cada meta atingida, se dê uma recompensa, mas sem exagerar, para que o esforço não seja em vão.
Então, se você já é adepto ao exercício aeróbio, parabéns!! Continue assim que sua saúde agradece! Se não é ativo, nunca é tarde para começar, pois, mesmo assim, os benefícios da prática de exercícios são muitos, então que tal começar hoje?