Urologistas

Dr. Francis R. Khouri | CRM 52 49354-1
Dr. Jeremias D. Garcia | CRM 52 02669-3
Dr. Roberto Miotto | CRM 52 40832-8
Dr. Walid Khenaifes | RM 52 24727-6

O Centro Avançado de Urologia (CAU), em Campos dos Goytacazes, nasceu há 20 anos, do sonho de quatro médicos urologistas, Francis Roque Khouri, Jeremias Garcia, Roberto Miotto e Walid Khenaifes, com o objetivo de oferecer a população um atendimento centralizado, moderno, humanizado e de excelência. A urologia é uma especialidade médica que trata o aparelho urinário de ambos os sexos e a parte genital do homem, incluindo toda a faixa etária do recém-nascido a senilidade. No CAU realizamos: consultas, exames complementares, ultrassonografia e cirurgias de pequeno e médio porte. O Centro Avançado mais uma vez confirma o seu compromisso com a saúde e o bem-estar do paciente através da tecnologia, onde os procedimentos se tornam cada dia menos invasivos e menos traumáticos. A grande novidade de 2024 é a aquisição pelo CAU do aparelho Rezūm desenvolvido pela Boston Scientific. O procedimento é efetivo no tratamento da hiperplasia prostática benigna, realizado pelo médico urologista de forma rápida e segura, sem anestesia em carácter ambulatorial não invasivo. O equipamento Rezum já existe no mercado com eficácia comprovada após anos de pesquisa. Já foram realizados cerca de 300 mil procedimentos nos Estados Unidos e 70 mil na Europa. No Brasil, foram realizados pouco mais de 300 casos.

SP – A urologia não é uma especialidade voltada apenas para a saúde do homem. As patologias do aparelho urinário, por exemplo, podem atingir todas as pessoas, independente de sexo e idade?

CAU – Exatamente. A urologia trata de pessoas de toda faixa etária, do recém-nascido ao idoso, e de ambos os sexos. As principais patologias tratadas aqui no Centro são: cálculo renal, incontinência urinária, disfunção sexual, disfunções miccionais, tumores urológicos, infecções sexualmente transmissíveis, distúrbios ejaculatórios e disfunção erétil (dentre outras). A ideia de que o urologista trata apenas da saúde do homem é um mito e já ficou no passado. Claro que temos a área específica de patologias que só acometem o homem, que também tratamos no centro.

SP – Quais serviços os pacientes podem encontrar no Centro Avançado de Urologia?

CAU – Nosso objetivo quando criamos o Centro foi dar ao paciente mais conforto, por isso, oferecemos o atendimento completo em um único espaço. O Centro Avançado de Urologia oferece serviços de consulta especializada, procedimentos cirúrgicos ambulatórias de pequeno e médio porte, que vão de cirurgia de fimose à hiperplasia prostática e prótese peniana. Oferecemos ainda, exames complementares, como: ultrassonografia urológica e geral, uretrocistoscopia, peniscopia, urofluometria, estudo urodinâmico, litoptripisia extracorpórea (LECO), biópsia de próstata guiada por ultrassom endoretal sob sedação e fisioterapia pélvica. E agora o novo procedimento de hiperplasia prostática benigna com o aparelho Rezum, que tem eficácia cientificamente comprovada.

SP – Quais tratamentos são mais procurados no CAU?

CAU – Mulheres procuram mais os atendimentos para as disfunções miccionais, como: incontinência urinária, cálculos e infecção urinária de repetição. Com relação à recém-nascidos e meninos a procura maior é em relação a fimose e anomalias testiculares. Já no atendimento masculino, com certeza, os mais procuradas são com relação ao tratamento da próstata, cálculos urinários, disfunção erétil e distúrbios ejaculatórios. Para o tratamento de Peyronie e da disfunção erétil, usamos o aparelho para emissão de ondas de choque e pressão acústica (LECO). Para a cirurgia de hiperplasia prostática benigna acabamos de adquirir o mais moderno aparelho nessa área, o Rezūm.


SP – A gente sabe que a mulher sempre foi muito preocupada com a saúde, mas de alguns anos para cá o homem também tem se conscientizado da importância de um acompanhamento médico especializado né?

CAU – Sim, depois que foi implantado o “Março Amarelo, Lilás e o Novembro Azul, onde se trabalha exatamente a conscientização e a importância da saúde do homem e da mulher, a maioria já sabe que o tratamento preventivo é necessário e de grande importância. Homens a partir de 40 anos já devem buscar acompanhamento com urologista, porque estatisticamente, a partir dos 45/50 anos, ele já começa a apresentar problema na próstata, situação que só vai aumentando. Isso não quer dizer que eles terão câncer, mas a maioria já apresenta a partir dos 50 anos de idade, cerca de 45% dos homens apresentam sintomas urinários de uma hiperplasia prostática (aumento da próstata) benigna, que deve ser acompanhada por um especialista. Caso contrário, o paciente apresentará vários problemas urinários, e até mesmo, problemas de disfunção sexual ou ejaculatórios.

SP – O Centro Avançado de Urologia adquiriu recentemente o Rezūm, qual a importância desse aparelho?

CAU – Esse aparelho, é o que há de mais moderno para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, uma das nossas maiores procuras aqui no CAU. Ele foi lançado há oito anos nos Estados Unidos, e como dito anteriomente, já foram realizados com grande sucesso milhares de casos nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Então, já sabendo da sua grande eficácia e segurança em todos os procedimentos, além disso, todos os estudos feitos com relação a ele foram aprovados, e certificados. Por isso estamos trazendo essa nova tecnologia para o nosso Centro.

SP – Qual a diferença da utilização do Rezūm para o procedimento que era feito antes?

CAU – Quando falamos em cirurgia de hiperplasia prostática benigna, ela pode ser feita de forma aberta, o que raramente acontece. Ela também pode ser feita através da ressecção endoscópica da próstata, que é feita pelo canal da uretra, onde o médico faz uma raspagem, abrindo caminho para passar a urina. Nessa cirurgia, o paciente tem que ser internado em um hospital, é anestesiado, e apesar de ser feita de forma rotineira, ela oferece ainda ao paciente um risco de sangramento durante a cirurgia ou mesmo após, outro risco desse tipo de cirurgia é a ejaculação retrograda (passa a ejacular para dentro da bexiga) além disso, o paciente fica internado por mais alguns dias. Já o procedimento feito através do Rezūm, o paciente não precisa ser internado, visto que ele é realizado de forma ambulatorial na própria clínica. O paciente não é anestesiado, mas sim sedado, e todo o procedimento leva em torno de 15 minutos, sendo liberado logo após à sua realização. A maior importância desse aparelho está em não comprometer as funções sexuais e ejaculatórias do homem. Por isso houve interesse do CAU em adquirir esse novo aparelho.

SP – E como é feito esse procedimento através do Rezūm?

CAU – Através do canal da uretra, um dispositivo chega à próstata e injeta vapor de água nas células prostáticas. A energia gerada promove coagulação e morte dessas células, causando atrofia e reabsorção do tecido, com diminuição do volume da próstata e abertura do canal uretral. O paciente começa a sentir os benefícios do procedimento logo nos primeiros 15 dias, já o resultado total acontecerá em aproximadamente três meses.

SP – Como buscar atendimento no Centro Avançado de Urologia?

CAU – Nossa clínica fica localizada na Rua Salvador Corrêa, 97, no Centro de Campos. As consultas e exames podem ser marcados pelo telefone:

22 2735-2100 | 99879-7975.

Agende 

uma consulta no Centro Avançado de Urologia para a melhor avaliação e conduta terapêutica da sua hiperplasia benigna da próstata.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites