Inaugurado em Campos dos Goytacazes, em 2018, o Studio Fabrício, vem ampliando suas unidades e atravessando divisas. Hoje, o espaço, que é referência em saúde, bem-estar e credibilidade, conta com seis unidades no estado do Rio de Janeiro e uma recém-inaugurada, na praia de Itaparica, em Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Todas obedecendo o mesmo padrão de qualidade em atendimento, arquitetura e filosofia nos treinamentos.
O Studio nasceu do sonho do educador físico Fabrício Bastos, que não queria proporcionar apenas uma atividade física aos seus alunos, mas, mental e emocional também. Além de atender um público que vai desde a infância até a senioridade, o Studio Fabrício Bastos oferece atendimento personalizado, que vai desde a reabilitação a hipertrofia muscular.
SP – Fabrício, a primeira pergunta é com relação de onde surgiu a ideia de montar um Studio?
FB – Sou formado em Educação Física há 17 anos, e durante nove anos, tive academia, mas essa atividade não me realizava pessoalmente e nem profissionalmente. Eu queria oferecer o serviço mais personalizado e voltado para a saúde de forma mais integral aos meus clientes. Durante uma viagem a São Paulo, tive a oportunidade de conhecer em uma feira um Studio Boutique, e me encantei. Quando voltei para Campos, decidi fechar as academias e investir neste novo empreendimento.
SP – E qual é a diferença entre o Studio e a academia?
FB – No Studio, o atendimento é mais personalizado, são 12 pessoas por horário, cada professor atende no máximo três alunos por vez. Não temos músicas agitada, o som é ambiente com estilos musicais que passam pela MPB, pop rock…não temos espelhos no Studio, para que os egos não sejam inflados, os treinos são feitos descalços, e cada aluno tem seu treinamento realizado e acompanhado de forma individual obedecendo o desejo de cada um deles, que pode variar entre reabilitação, ganho de massa, hipertrofia muscular e outros. A nossa missão é oferecer qualidade de vida e saúde física, mental e emocional aos nossos alunos.
SP – Além desses atendimentos que você já citou, o Studio Fabrício Bastos é pioneiro no estado do Rio de Janeiro com outro tipo de serviço. Que serviço é esse?
FB – É o frequenciamento Polar. Todos os nossos alunos treinam com esse equipamento, que é um dos mais precisos do mercado. Através dele, monitoramos toda frequência cardiovascular do nosso aluno. Isso dá uma margem de segurança enorme, principalmente, para o público mais vulnerável como: idosos, gestantes e pessoas com algum tipo de comprometimento cardíaco ou de hipertensão arterial. Já tive um aluno, que o aparelho indicou que estava sem condições de treino, e quando fomos verificar, essa pessoa havia esquecido de tomar o medicamento da pressão, que faz uso diariamente. Imediatamente, paramos o treinamento e a liberamos para que pudesse ser medicada. O risco foi identificado graças a esse equipamento que utilizamos em todos os nossos alunos.
SP – O Studio Fabrício Bastos é hoje uma grande referência na área da saúde e de qualidade de vida, mas também, tem se tornado referência na geração de empregos, principalmente, para profissionais na área de educação física, não é?
FB – Sim. Hoje, o Studio conta com 115 colaboradores, a maioria da parte de educação física, mas temos também, a parte administrativa, serviços gerais e atendimentos. Atendemos hoje mais de 1.400 alunos, mas esse número vem aumentando a cada dia e com isso, as contratações acontecem frequentemente. Porém, todos os profissionais que trabalham em nossos Studios passam por um treinamento sobre nosso atendimento e filosofia de trabalho. Seguimos o mesmo padrão.
Studio Fabricio Bastos inaugurou a sétima unidade, desta vez no Espírito Santo, que vem se somar às seis unidades do estado do Rio. Em seis anos, sete unidades, ainda tem mais por vir?
FB – Essa nova Unidade fica na praia de Itaparica, no município de Vila Velha/ES, e sentimos que existe uma grande carência e demanda desse tipo de atendimento no estado. É um lugar tranquilo, onde podemos oferecer todo o nosso serviço e estamos muito felizes com essa realização. Em Campos, já temos: um Studio, na Rua Manoel Teodoro, 94, no bairro da Pelinca; uma na Av. Alberto Lamego, 852, no bairro do Horto; uma na Rua Tenente Coronel Cardoso, 832, no Centro e uma na Rua Princesa Isabel, 210, no Parque Rosário. Em Macaé, o nosso Studio funciona na Av. Atlântica, na Praia dos Cavaleiros, já, em Rio das Ostras, nossa unidade está localizada na Av. Governador Roberto Silveira, s/nº. em Costa Azul.
SP – Um detalhe importante nos Studios é o padrão tanto na parte de arquitetura, quando com relação ao atendimento. Essa questão é de fato muito importante?
FB – Sem dúvida. O nosso aluno tem que se sentir seguro e confiante, em qualquer um dos nossos espaços. Ele tem que se sentir acolhido e em um ambiente que não lhe ofereça desconforto, já que todos eles podem usar qualquer um de nossos espaços. Por exemplo, se um aluno que está treinando no Studio da Pelinca, quiser treinar no do bairro do Horto, ou mesmo em Macaé, ou neste agora de Itaparica, pode fazê-lo sem problemas. E quando chega ao Stúdio, não sente diferença, nem na parte de arquitetura, nem no atendimento, porque todos os profissionais trabalham de forma padronizada. Eu e meu sócio, Rodney Rocha, prezamos muito por esse tipo de serviço.
SP – Com um crescimento tão rápido e com tanta demanda por seus Studios, há pretensão de oferecer franquias?
FB – No momento, não pensamos nisso. Não sou muito adepto de franquias, quando o trabalho é feito por ideologia e filosofia de vida, nosso maior objetivo é oferecer atendimento baseado em tudo aquilo que acreditamos. Sabemos que um franqueado, pode não ter essa mesma visão, pensar apenas em questões financeiras, e o que nos move, não é dinheiro, mas o valor. A nossa ideia é continuar expandindo até onde conseguirmos ter controle total.
SP – Como fazer para ser aluno do Studio Fabricio Bastos?
FB – Simples. Só buscar uma de nossas unidades pessoalmente ou pelas redes sociais, através do @studiofabriciobastos, agendar uma aula experimental, onde a pessoa conhece o nosso serviço e passa por uma avaliação e entrevista sobre objetivos que deseja alcançar. Depois é só seguir conosco. Temos planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Nosso Studio é muito democrático, e isso faz com que o público se identifique demais com o nosso serviço.