Nesta Edição da revista Saúde Press, você vai poder conhecer um pouco da história do médico radiologista e diretor clínico da RAD-MED, Dr. Carlos Márcio Mello de Souza. A paixão pela medicina e seu empenho incessante em oferecer sempre atendimentos com os mais altos padrões tecnológicos, sem deixar de lado o calor humano, a pessoalidade em cada um desses atendimentos são algumas das características que marcam sua personalidade.
Especializado em radiologia há 46 anos, sendo 36 deles voltados para a RAD-MED, o médico conta com muita emoção como se encantou pela especialidade, como surgiu a empresa, e lembrou de forma emocionante de todos que estiveram com ele nesta jornada, desde a época de acadêmico até os dias de hoje.
SP – Como surgiu o interesse pela medicina?
CMMS – Começou ainda na escola, no ginásio, hoje chamado de Ensino Médio; a gente cursava o científico, que acabava direcionando para dois caminhos: a área da biomedicina e a área de engenharia. Eu, sempre gostei muito dessa área de biologia, e isso, me fez seguir este caminho. Prestei vestibular no Espírito Santo e passei para Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, mas, logo em seguida, transferi o curso para a Faculdade de Medicina de Campos, onde conclui minha graduação.
SP – E como surgiu o interesse pela radiologia?
CMMS – Após concluir o curso de medicina em Campos, fui para fazer internato no Hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro e me direcionei para a Cirurgia Geral, onde auxiliei, ainda no internado o Dr. Pedro Abdala. E esse contato da cirurgia geral com a equipe de radiologia me fez ter um maior interesse por essa área, já que a radiologia vê a medicina como um todo, e isso me fascinou.
SP – E a caminhada profissional na radiologia como começou?
CMMS – Começou no Hospital da Lagoa, também no Rio de Janeiro, onde trabalhei por três anos e tive um chefe maravilhoso, chamado Antônio Mendes Biasoli, mas apesar de gostar muito dele e gostar muito do serviço que ele construiu, tive uma oportunidade em Campos e preferi voltar para minha cidade.
SP – De volta a Campos, onde o senhor começou a trajetória?
CMMS – Comecei no Hospital dos Plantadores de Cana e em um serviço particular, onde trabalhei por 12 anos. Depois desse período, surgiu a necessidade de mudar e essa mudança foi extremamente benéfica, com Deus iluminando os meus caminhos, e assim nasceu a RAD-MED.
SP – E como surgiu de fato a RAD MED?
CMMS – Há 36 anos a RAD-MED passou a ser uma empresa prestadora de serviço aos convênios, a Campos e todas as cidades adjacentes da região.
SP – Para a RAD-MED sair apenas de uma empresa prestadora de serviços a terceiros e começar seu atendimento de forma mais ampla, estabelecida contou com ajuda de alguém?
CMMS – Sem dúvida, ninguém faz nada sozinho. E para que a RAD-MED pudesse existir, lógico que tive o incentivo e a colaboração de pessoas importantes na minha vida, duas delas extremamente importantes, e me emociona muito quando eu falo delas, Juarez e Jurandir Amando de Araújo. A essas pessoas, eu devo gratidão eterna. Essas pessoas, foram extremamente influenciadoras e colaboradoras. São tios da minha esposa e com certeza, a RAD-MED hoje existe em função da determinação e do incentivo dessas duas pessoas que fizeram com que eu trilhasse esse caminho. Quando eu digo que ninguém faz nada sozinho, acredito que para edificar tudo isso, você precisa de suporte. E essas pessoas, além de suporte pessoal, me deram um suporte financeiro, sem nada pedir em troca. Além disso, para que tudo isso se tornasse realidade, eu também tive o apoio de todos os colegas médicos e dos amigos, muitos amigos, que acreditaram naquele serviço que estava nascendo, na capacidade daquilo que a gente queria entregar a cidade de Campos, e isso foi extremamente importante, para a RAD-MED e se tornou hoje a empresa que é, da qual eu me orgulho muito.
SP – A história do Senhor e da RAD MED se confundem não é?
CMMS – Sim. A RAD-MED, era um sonho que se tornou realidade e isso envolveu toda a minha família. A minha esposa, por exemplo, a Dulce, deixou o consultório de odontologia e foi trabalhar na administração da clínica, embarcou neste sonho comigo. Sempre me ajudou muito. Foi uma mola-mestre na construção disso tudo. Sempre juntos estivemos à frente, em contato com os pacientes, com os convênios, e isso abriu uma possibilidade enorme de agregação de pessoas, dos convênios e das empresas que acreditaram, fazendo com que a gente pudesse crescer e estabelecer a RAD-MED. Desta forma, conseguimos entender todos os setores, valorizar cada colaborador nosso, crescendo sempre no sentido de trazer tecnologia, mas acima de tudo humanização, oferecer o que é preciso aos pacientes, aquilo que é mais importante aos pacientes, a todos os médicos e aos convênios, que é, oferecer resultados cada vez mais precisos, cada vez mais importantes para orientação e conduta do tratamento de todos àqueles que nos procuram.
SP – A RAD-MED sempre está investindo em tecnologia e oferecendo aos seus clientes a excelência e pioneirismo em serviços. Quais são as novidades para este ano ainda?
CMMS – A clínica sempre investiu em tecnologias de ponta, representando os avanços mais modernos da América Latina, sempre abrindo os caminhos e buscando as inovações. No mês de novembro estamos instalando um equipamento dos sonhos: um mamógrafo com inteligência artificial. Gostaríamos que tivesse entrado em funcionamento no Outubro Rosa, mas por diversos fatores atrasou, mas, estaremos iniciando nossa montagem no dia 30 de novembro. Um equipamento dos sonhos de qualquer serviço, de qualquer radiologista. Ele começa a entrar em funcionamento na segunda semana de dezembro. Vale ressaltar inclusive, que já temos um dos mamógrafos mais sofisticados do mundo, e agora, no lugar dele entrará um outro ainda mais sofisticado.
Além disso, na segunda semana de dezembro, estaremos mudando todo o nosso parque de ultrassonografia, para equipamentos também ultrassofisticados, onde a população de Campos vai ganhar com serviços, que já eram de alta qualidade, mas que, agora serão excepcionais com esses novos equipamentos. São quatro equipamentos altamente sofisticados.
É realmente algo maravilhoso e que nos encanta e nos traz uma imensa satisfação em poder contribuir com tudo isso para a nossa cidade e ver que nossa empresa caminha sempre de forma positiva, saudável e de forma sustentável. Vamos encerrar o ano de 2024 com essas aquisições e esperando que em 2025 Deus nos proteja e que possamos dar continuidade a todo um projeto de servir a Campos, a todos nós, médicos e aos nossos pacientes. Isso é de extrema importância para nós. Vamos encerrar o ano de 2024 com a certeza do dever cumprido e com investimento dentro da nossa empresa que trará mais conforto, mais comodidade e mais resultados a todos os nossos pacientes. Vamos encerrar este ano agradecendo a todos os colegas médicos aos pacientes, que acreditam na nossa empresa, a todos aqueles, que ali, dentro da RAD-MED participam desta construção. Agradecer àqueles que estão conosco, que formam o nosso grupo de trabalho e que sem eles, isso não existiria. Muito obrigado a todos os colegas médicos que fazem parte desta história que chama RAD MED.
SP – Para encerrarmos esta entrevista gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a família.
CMMS – Sou uma pessoa abençoada, tenho uma família maravilhosa. Tenho uma esposa, a Dulce, que sempre está comigo, tenho dois filhos maravilhosos, que não seguiram a medicina, mas são muito realizados nas suas profissões. O Felipe, um espetacular advogado criminalista, que atinge todos os níveis de um irretocável advogado e a minha filha Lívia, uma menina maravilhosa, encantadora, que fez administração de empresas, morou fora um tempo, fez arquitetura, excepcional design de interior e se prepara para começar sua vida profissional. São dois filhos maravilhosos, que embora, não tenham feito medicina, me encantam e que realmente é o significado da minha vida e da minha esposa.