Quando fui convidada para escrever uma matéria pra essa revista, logo me veio em mente falar sobre um assunto que faz parte do dia a dia de muitos trabalhadores de todos os seguimentos, a dor muscular. Motivo principal pelo qual a maioria dos meus pacientes me procuram. Pensando nisso, nada melhor que falar sobre uma técnica ao qual poucos ainda conhecem, mas que têm trazido enormes benefícios, até mesmo, imediato pós-sessão da aplicação da técnica. Então, precisamos falar de tudo que traz alívio e bem-estar ao ser humano. E hoje falarei um pouco sobre essa eficiente técnica do agulhamento a seco.
Agulhamento seco é um tratamento que envolve uma agulha muito fina sendo inserida através da pele, a fim de inativar um ponto gatilho muscular, buscando alívio de dores.
O agulhamento seco (ou dry needling) de pontos gatilho é um procedimento invasivo em que uma agulha fina ou agulha de acupuntura é inserida na pele e no músculo.
Destina-se a inativar e tratar pontos gatilho miofasciais que são pontos hiper-irritáveis no músculo esquelético que estão associados a um nódulo palpável hipersensível em uma faixa tensa.
O agulhamento seco do ponto gatilho pode ser realizado em nível de tecido superficial ou profundo, trazendo alívio de dor.
Qual o objetivo do dry needling?
A técnica de agulhamento seco visa especificamente os pontos gatilho miofasciais. Acredita-se que eles sejam devidos a uma liberação excessiva de acetilcolina de placas motoras musculares.
Estes ponto-gatilho (ou seja, geradores de dores musculares) podem ser divididos em pontos gatilho miofasciais Ativos e Latentes.
* Pontos gatilho ativos: Podem desencadear espontaneamente a dor local ou referida. Eles causam fraqueza muscular, restrição de movimento e fenômenos autonômicos.
* Pontos gatilho latentes: Não causam dor a menos que sejam estimulados. Eles podem alterar os padrões de ativação muscular e contribuir para diminuição de amplitude de movimento.
Efeitos mecânicos do dry needling
O agulhamento a seco remove os sinais de dor dos pontos de gatilho, melhora os níveis de acetilcolina nas placas motoras, o que melhora a cicatrização geral do tecido, a dor e a função.
Muitos outros efeitos mecânicos, químicos / celulares, eletrofisiológicos e neurofisiológicos também ocorrem. O procedimento pode aliviar a alodínia presente na região da banda tensa miofascial, e a hiperalgesia secundária à dor referida.
Agulhamento resulta em uma Resposta de Contração Local.
A resposta de contração local resulta em uma alteração no comprimento da fibra muscular, além de ter um efeito inibitório sobre os músculos antagonistas.
O que o agulhamento seco é capaz de tratar?
* Síndrome Dolorosa Miofascial;
* Dores de cabeça tipo tensão;
* Enxaquecas;
* Dores da articulação temporo mandibular;
* Dores musculares do exercício;
* Dores por overtraining;
* Transtornos relacionados ao uso excessivo de computador;
* Distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash);
* Dor pélvica e outras síndromes urológicas.