É com imensa satisfação que venho aqui compartilhar com todos, sobre a importância da alimentação saudável na vida do ser humano. E quando eu falo em “alimentação”, não estou falando em simplesmente comer e satisfazer a nossa vontade, alimentar o corpo significa: nutrir, fornecer componentes fundamentais ao organismo e células do nosso corpo, fazer com que o alimento possa desempenhar sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença.
A alimentação saudável é aquela que nos oferece nutrientes necessários para um bom funcionamento de todo nosso corpo, nos permitindo realizar atividades básicas do dia a dia e contribui para manter uma saúde equilibrada e qualidade de vida, evitando desta forma o desenvolvimento de doenças como: obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Mas será que você sabe o que é uma alimentação saudável? Quais alimentos devemos consumir para que possamos obter nutrientes necessários para nosso corpo?
Quando falamos em “dieta”, a primeira coisa que vem à cabeça é retirar o carboidrato da alimentação, á maioria das pessoas o eliminam parcialmente ou por completo, acreditando que seja o grande vilão entre os alimentos a serem excluídos. Importante ressaltar que esse macronutriente está entre os principais grupos alimentares da nossa dieta e que é através dele que obtemos energia para realizar todas as nossa atividades. (Somente o profissional capacitado está apto a planejar e distribuir de forma adequada os nutrientes, na sua quantidade exata, para cada indivíduo).
O carboidrato se destaca como a principal fonte de energia do nosso organismo, além de exercer inúmeras funções estruturais e metabólicas. São responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células e manutenção metabólica glicêmica. É a primeira fonte de energia a ser utilizada pelo nosso corpo; sendo assim, a falta desse macronutriente pode causar sérios danos à saúde, como: comprometimento de seu desempenho físico, irritabilidade, mau-humor, cansaço, insônia, fraqueza, dor de cabeça e diminuição da síntese de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que desempenha importante papel no sistema nervoso e sua diminuição está diretamente relacionado a todos os sintomas e condições mencionados acima.
Quando optamos por uma alimentação saudável, seja para emagrecer, manter, ganhar peso ou controle de alguma doença, primeiro devemos procurar um profissional da área para estar ajustando de forma correta e específica suas necessidades. Nunca busque por dietas prontas ou elaboradas para outra pessoa, cada indivíduo apresenta suas necessidades individuais, cada um tem estruturas corporais diferentes, peso, altura, objetivos, metas, doenças a serem tratadas. Respeitar sempre seu modo de vida, tempo, religião, aspectos sociais e culturais e adequando da melhor forma sua alimentação. Com tudo isso, podemos seguir uma dieta de forma saudável, incluindo no cardápio, todos os nutrientes para nosso corpo garantindo assim, qualidade de vida e longevidade.