Alimentação Pós-cirurgia Bariátrica
A alimentação pós-bariátrica é fundamental para a cicatrização e sucesso da sua cirurgia.
Os primeiros dias após a cirurgia são de extrema importância e devem ser seguidos com disciplina para evitar complicações.
De forma geral você irá se alimentar em 3 fases de dieta.
Vale lembrar que cada fase pode variar de acordo com a aceitação e evolução do paciente, sendo assim, necessário avaliar cada caso de forma individual.
Dieta líquida
Após o paciente realizar a cirurgia, sua alimentação deverá ser feita apenas de forma líquida. Essa fase é necessária para a hidratação do paciente, readaptação no volume do estômago e repouso gástrico. A dieta será orientada pelo nutricionista. Essa dieta sem resíduos sólidos per
mite a prevenção de problemas como: obstrução intestinal ou lesões. Podemos citar alguns alimentos como: água de coco, caldos caseiros de carne ou frango com legumes (sem resíduos), água é primordial o dia todo, em pequenas quantidades. Evitar lactose (leite) e sacarose (açúcar).
Dieta pastosa
Após o período estipulado da dieta líquida, o paciente pode iniciar a dieta pastosa. A escolha de cada alimento e o tempo para ingestão devem ser acompanhados pelos profissionais de forma cuidadosa para evitar desconforto digestivo como: dor, náuseas e vômitos. Alguns alimentos utilizados nessa fase são: creme ou sopas passadas de legumes e carnes, mingaus, purês de frutas cozidas ou cruas, purês de legumes, iogurtes, vitaminas de frutas batidas com whey protein, leite ou água.
Cada paciente deve evoluir a dieta de acordo com a aceitação individual.
Dieta sólida (branda)
Nessa etapa, o paciente pode iniciar o consumo de alimentos sólidos, mas em pequenas quantidades e de forma leve. É importante pesar as refeições e dar preferência aos alimentos nutritivos, que contenham, por exemplo: ferro, cálcio e vitaminas. É preciso muito cuidado com a mastigação. Alguns alimentos introduzidos nesta fase são:
* Carnes, peixes e frangos cozidos sem pele e sem gordura;
* Legumes cozidos ou no vapor, que estejam com uma textura macia, sem casca e sem semente;
* Verduras refogadas (com talos mais duros descartados);
* Frutas macias, sem casca e sem semente.
Importante
Nos primeiros 3 meses após a cirurgia bariátrica, o paciente deve se atentar e evitar o consumo dos seguintes alimentos: café, alimentos ricos em açúcar, como: doces, chocolate, bolos e sorvetes. Chá mate ou preto, pimenta, condimentos químicos e molhos industrializados; Sucos em pó industrializados, refrigerantes, assim como: água gaseificada; chocolate, balas, chicletes e doces em geral; Frituras; Bebida alcoólica.
Lembrando que essas são algumas sugestões de alimentação, é preciso consultar o profissional que te acompanha para verificar suas limitações e tolerâncias. Cada paciente possui seu metabolismo próprio.