Alimentação na gestação
A gestação é uma condição fisiológica complexa, que envolve vários sistemas e órgãos reguladores do corpo. É necessário ajustes no metabolismo dos nutrientes, devido à mudança na anatomia e na fisiologia da mulher. Esses ajustes são necessários para garantir o crescimento e o desenvolvimento do feto, ao mesmo tempo mantém a saúde da mulher e a preparação para a lactação. Para uma gestação saudável, é importante que se adote uma alimentação equilibrada, pois isso pode evitar problemas sérios, como:
* O diabetes gestacional;
* Hipertensão;
* Perda de peso ou ganho excessivo;
* Entre outros problemas de saúde…
Os nove meses de gestação exigem uma alimentação saudável com todos os grupos alimentares, o que não significa comer exageradamente.
Confira os principais nutrientes a serem consumidos em todas as fases da gestação:
* Ácido fólico – B9: previne defeitos na formação do tubo neural do feto (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal).
* Vitamina C: age na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
* Magnésio: o mineral que favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.
* Vitamina B6: importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto.
* Ferro: produção de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. evita que a gestante ou o bebê tenham anemia.
* Cálcio: formação óssea, processo de coagulação do sangue, manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares.
Além desses nutrientes são importantes os carboidratos, proteínas, fibras e ômega 3. Todos ou macro e micronutrientes encontrados nas carnes, ovos, peixes, leite e derivados, frutas, verduras e cereais. Conforme orientação médica e do nutricionista, sendo importante a suplementação de algumas vitaminas e minerais. Durante a gestação é recomendável evitar alimentos industrializados, frituras, excesso de gorduras e álcool, pois afeta o desenvolvimento do bebê. Evitar alimentos alergênicos, como: os frutos do mar (camarão, ostras e caranguejos…).