Evaldo Rodrigues A. Jr

Psicanalista Clínico
Hiponoterapeuta
Brasileira de Psicanálise

Evaldo Rodrigues A. Jr

Psicanalista Clínico
Hiponoterapeuta
Brasileira de Psicanálise

Logo após o lançamento da edição anterior desta conceituada revista, recebi o telefone de uma mãe (não costumo atender ligações de números que não conheço, foi com certeza a mão de Deus). Chorando, ela pedia ajuda para o seu filho, disse que estava na sala de espera de um consultório e havia lido o artigo que escrevi: Depressão – o mal do século 21. Seu coração estava em pedaços, mas um fio de esperança se fez luz e ela desejava uma consulta para ele. Pediu se podia o acompanhar pelo menos durante a primeira sessão e consenti. Marcado o horário lá estava diante de uma mãe que relatou sua luta imensa e vi um rapaz (17 anos) de olhar cabisbaixo que deixava às vezes escapar uma gota de lágrima…. A luta dele, da mãe e da família “parecia” que estava sendo perdida.

O rapaz tinha depressão e a família estava também doente pelos anos de luta.

Como profissional cuidei de orientar a família para procurar novamente o médico psiquiatra (havia tempos que não faziam, tendo inclusive por conta própria alterado dosagem etc… – um dos grandes erros que se comete) para rever a medicação e cuidei de criar o laço terapêutico que envolve confiança, atendimento humanizado e calor humano. Cuidei também de acender a luz da esperança que estava praticamente se apagando.

 Retorno ao Psiquiatra, nova avaliação e medicação…agora sim tudo certo!

Iniciamos o tratamento do rapaz…a cada sessão de análise, mais ele transferia suas dores, medos, traumas…as crianças interiores apareciam em forma de sombras internas que vinham e iam… Juntos fomos encarando cada uma delas. Ele foi aprendendo a lidar com cada ponto que lhe assustava e foi se tornando forte.

A medicação foi então fazendo seu ciclo e atuando em partes importantes no campo da química cerebral, enquanto a terapia o fazia enfrentar seus medos, melhorar a autoestima e reacender os desejos. Veio a vontade de retornar a academia, aos estudos…de estar com os amigos. Enfim a vida foi voltando novamente – O sol foi nascendo de dentro para fora no coração daquele jovem rapaz.

Cada sessão era mais um passo certo dado e juntos fomos percorrendo o caminho. Estamos juntos neste percurso até hoje.

Recentemente fiz um curso na Casa do Saber com o renomado psiquiatra, escritor e professor Dr. Rodrigo Bressan sobre Depressão: Entender para Vencer e ouvi dele “as psicoterapias para depressão de base analítica não tem tanta demonstração no quadro depressivo em si, mas elas são muito poderosas na modificação das formas de uma pessoa funcionar, portanto elas são muito úteis e o seu alcance é muito grande…”. Ouvir isso me deu uma certeza enorme de que o tratamento de suporte dado pela psicanálise tem uma função importante no tratamento da depressão, sobretudo a leve e moderada, como também a depressão é tratável quando feita por uma equipe preparada.
Mas quando não tratada, é a porta de entrada para o suicídio.

Segundo a OMS – nos seus dados mais atualizados, morrem mais pessoas no mundo de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama, sendo portanto, um problema de saúde pública que precisa de combate.

Em 2014 no Brasil foi criado o setembro amarelo que é uma campanha dedicada à prevenção do suicídio e a conscientização da importância da saúde mental. Para impulsionar e orientar esta campanha foi feita uma cartilha de orientação, e a cartilha nos informa que 96,8% dos casos de suicídios estão relacionados a doenças mentais não tratadas.

Portanto, precisamos falar deste assunto nas escolas, universidades, grupos religiosos, nos programas e mídias abertas para que todos recebam orientações de como lidar com este problema mundial – a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, esse dado deve ser inaceitável numa sociedade que se diz tão moderna.
Mas o que fica de mais importante é que 96,8% dos casos de suicídios podem ser evitados, se as pessoas forem tratadas a tempo por equipe de profissionais preparados.


A vida é a melhor escolha!
Faça parte desta campanha permanente!

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites