Essa modalidade de cultivo agrícola no interior das cidades ou na periferia é classificada como: Agricultura Intraurbana e Agricultura Periurbana respectivamente, e vem aumentando massivamente como forma de resgate cultural e para escapar um pouco do consumo de alimentos cultivados com os insumos sintéticos como excesso de fertilizantes e aplicações de defensivos químicos.
Uma atividade que embora pareça fácil, é bastante desafiadora e dificultada por vários motivos, como a falta de vivência prática e experiência, as condições urbanas adversas e a busca de informações em fontes amadoras e duvidosas.
Para vencer a primeira dificuldade da falta de experiência prática no assunto, devemos buscar informações em sites oficiais ou o bom e velho livro sobre o assunto que se deseja. Essa ferramenta pode te acompanhar e fornecer informações seguras, mesmo que sem energia elétrica ou sinal de internet por exemplo.
Um erro que poderá trazer enormes frustrações é recorrer a redes sociais repletas de aventureiros e resultados maquiados.
Já em relação ao clima urbano em si, precisaremos driblar ou aprender a conviver com um ambiente verticalizado, que proporciona um sombreamento excessivo e a deficiente circulação de um oxigênio renovado. Para isso, devemos procurar locais mais abertos e mais arejados o possível.
Outro aspecto de elevada importância, é a aquisição de mudas saudáveis, bem formadas e vigorosas.
Sendo para o cultivo de verduras, hortaliças, temperos ou frutas, é aconselhável não tentar produzir nossas próprias mudinhas.
Cada espécie e categoria de planta, requer condições específicas em relação ao seu desenvolvimento sadio, como: o tipo de substrato, luminosidade, oxigenação, rega, balanço nutricional e cuidados contra doenças e pragas.
As mudas de hortaliças, particularmente, dependem de um ambiente totalmente controlado e cuidados específicos para que consigam ter um bom desenvolvimento depois de transferidas para canteiros, jardineiras ou vasos.
Nada de guardar as sementes de uma saborosa fruta para plantar, a não ser que seja muito rara e difícil de encontrar, ou tenha valor sentimental agregado.
Existem hortos especializados em mudas de hortaliças, verduras, plantas medicinais e frutas produzidas com técnicas que vão resultar no bom desenvolvimento e precocidade na produção do que se deseja.
Agora, com um pouco de determinação e cuidado, podemos desfrutar dos benefícios de cultivarmos diversos temperos, hortaliças, frutas ou plantas medicinais, tendo a experiência e a satisfação de consumirmos alimentos naturais, saudáveis, além de proporcionar uma melhoria no convívio social entre os membros da casa, e principalmente, na motivação das crianças, que além de aprender, despertam a curiosidade de experimentarem os alimentos que antes, não se sentiam despertadas a consumir, desfrutando de todas as vantagens e sabores que estão sendo proporcionados.