ENTREVISTA
Dra. Lana Maria Pereira da Silva
Médica Psiquiatra
CRM 52 69489-4
Fruto de um sonho de cinco médicos psiquiatras – Cláudio Rodrigues Teixeira, Gabriel Pessanha Gimenes Escocard, Gabriela Ferreira Dal Molin, Lana Maria Pereira da Silva, Maurício Lobo Escocard – a Clínica Vila Verde (colocar a logomarca), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é referência em atendimento e tratamento de doenças mentais. Inaugurado em 2018, o espaço oferece, além de tratamento ambulatorial, diversos serviços complementares, que garantem ao paciente o acompanhamento necessário para a sua reinserção à sociedade.
De acordo com a médica psiquiatra e uma das sócias da Clínica Vila Verde (colocar a logomarca), Lana Maria, além das consultas, a unidade oferece também desde a sua criação, o acompanhamento através do Day Clinic, ou Hospital Dia (HD). No mês de junho deste ano, a equipe implantou também a Residência Terapêutica, voltada especialmente para pacientes, que usam e abusam de substâncias psicoativas e que precisam de um acompanhamento intermediário entre a internação e a reintegração familiar.
SP – O que é uma Day Clinic, ou um Hospital Dia (HD), como é mais conhecido aqui no Brasil?
LMPS – Apesar das pessoas conhecerem como Hospital Dia, na verdade, não é um hospital como conhecemos, ele é um dispositivo de assistência, que visa o acompanhamento sistemático da pessoa em sofrimento mental e também, daqueles que buscam tratamento para dependência do uso de álcool, crack e outras drogas. Trata-se de um recurso intermediário entre a internação e o ambulatório, que desenvolve programas de atenção e cuidados por meio de equipe multiprofissional. No HD, o paciente entra pela manhã e sai no fim da tarde. A unidade oferece ainda apoio e assistência às famílias desses pacientes.
SP – E quais são os benefícios do Hospital Dia?
LMPS – O HD tem como objetivo extinguir os recursos de assistências para evitar a internação convencional ou internação integral e proporcionar ao paciente a mesma amplitude de cobertura oferecida em regime de internação hospitalar. Ele abriga pacientes em sofrimento mental e com patologias graves e de difícil manejo que necessitam de um acompanhamento e de suporte a manutenção do tratamento. Atende também, pessoas que saíram de uma internação de longa permanência. Elas podem e devem passar pelo HD, para garantir maior segurança, na sua reinserção à sociedade.
SP – Como esse paciente chega ao HD?
LMPS – Ele pode ser encaminhado por um médico ou outro profissional de saúde mental que identifique a necessidade desse acompanhamento. Quando o paciente é acolhido, no HD, recebe um Programa Terapêutico Singular (PTS), que vai direcionar o tipo de tratamento que irá receber. A partir daí, começa o trabalho de assistência com uma equipe multiprofissional. Cada paciente, tem um técnico de referência responsável que irá acompanhar todo o processo realizado durante seu tratamento. No HD, a entrada é às 08h e saída às 17h. Nesse período, suas refeições são realizadas na própria unidade ao longo do dia participam das atividades relativas ao seu PTS, e também, recebe seus medicamentos, além de atendimento com: psicólogo, psiquiatra. E para dependência de substâncias psicoativas, são realizados acompanhamentos com terapeuta em dependência química. Os trabalhos são individuais e em grupo. Ainda têm, atendimento de assistente social e enfermagem e no final do dia, retorna ao seu lar.
SP – Quais especialidades integram essa equipe multidisciplinar no HD?
LMPS – Médicos psiquiatras, arteterapeuta, assistente social, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, psicóloga, técnico de enfermagem, técnico de farmácia e terapeuta em álcool e drogas, monitores. O trabalho em saúde mental tem que ser integrado e bem direcionado, todas as especialidades andam muito unidas e afinadas no trabalho para que o resultado seja o melhor possível.
SP – O atendimento no HD tem convênios?
LMPS – Sim. Nós atendemos particular, e também, os principais planos de saúde como: Unimed, Amil, Assim Saúde, Golden Cross, Bradesco, Petrobras, Real Grandeza, Care Plus…. As patologias, que são tratadas pelos planos de saúde no HD, são as previstas pelo Ministério da Saúde, ou seja, os transtornos mentais graves e os pacientes que usam e abusam de substâncias psicoativas, como: álcool e drogas.
SP – Alguns estudos mostram que o uso de substâncias psicoativas aumentou bastante durante a pandemia? Esse aumento acabou gerando reflexos mais graves?
LMPS – Sim. Desde 2018, quando inauguramos a Clínica Vila Verde (colocar a logomarca), percebeu-se uma grande procura de pessoas que fazem uso de forma descontrolada de álcool e drogas, e isso aumentou consideravelmente com a pandemia. Em função dessa análise feita também pelo do nosso grupo de sócios, buscamos atender esse paciente, de forma mais eficaz e com outro dispositivo na área de saúde mental que é a Residência Terapêutica (RT), inaugurada em junho deste ano.
SP – Como funciona a Residência Terapêutica?
LMPS – Nesse dispositivo, o paciente vai residir sendo, durante o dia ele vai para o HD, onde fará todas as atividades do seu Plano de Terapia Singular, mas ao fim das atividades, retorna para a Residência Terapêutica, onde continuará com o acompanhamento terapêutico, médico e medicamentoso. Lá, eles têm acesso à televisão, filmes e outras atividades.
SP – Para a Residência Terapêutica, o paciente também deve ser encaminhado?
LMPS – Sim. A RT é indicada principalmente para àqueles pacientes que saíram de internação de longa permanência, mas ainda, podem ter recaídas se voltarem direto para a vida social. A Residência Terapêutica é uma ponte para dar maior segurança nessa reintegração à família e à sociedade. Os pacientes vão para a RT encaminhados pelos médicos ou pela própria clínica onde estavam internados.
SP – Tem tempo específico para o tratamento na Residência Terapêutica?
LMPS – Não existe esse tempo. O nosso objetivo é fazer com que o paciente retorne para sua família, mas como o próprio nome diz, é uma residência, então, o paciente fica o tempo que for preciso.
SP – Quais são os endereços para os pacientes buscarem esses atendimentos?
LMPS – A Clínica Vila Verde (colocar a logomarca), funciona na: Av. Alberto Torres, 382, no Centro.