Dra. Flávia de Freitas Ribeiro

Médica Pediatra
CRM 52 92522-5
Formada pela FMC
Residência em pediatria no HMSA/RJ
Pós-graduanda em psiquiatria da infância e adolescente

Dra. Flávia de Freitas Ribeiro

Médica Pediatra
CRM 52 92522-5
Formada pela FMC
Residência em pediatria no HMSA/RJ
Pós-graduanda em psiquiatria da infância e adolescente

Com a chegada do inverno, as variações climáticas e a redução da umidade do ar criam um ambiente propício para o aumento de doenças respiratórias em crianças, como: gripe, resfriado, sinusite, otite, pneumonia, entre outras. 

Para tentar prevenir é importante seguir algumas dicas:
* Ambientes ventilados;

* Higiene…

Manter os ambientes domésticos bem ventilados é fundamental para evitar a proliferação de agentes infecciosos, pois fechados facilitam a disseminação de vírus e bactérias, por isso é importante manter, sempre que possível, as janelas abertas. Além disso, a higiene adequada das mãos é fundamental. Ensine as crianças a lavar as mãos regularmente, especialmente, antes das refeições e após tossir ou espirrar.

Hidratação e alimentação balanceada

A hidratação constante mantém as mucosas das vias respiratórias úmidas, dificultando a entrada de micro-organismos. Oferecer água, sucos naturais e chás adequados para a idade da criança, é o mais indicado. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes também fortalecem o sistema imunológico. Alimentos ricos em vitamina C, como: laranja, acerola e kiwi, são aliados na prevenção de doenças.

Vacinação em dia

Manter o calendário vacinal atualizado é uma das formas mais eficazes de prevenção. Vacinas, como a da gripe, são essenciais para reduzir o risco de infecções mais graves. A imunização protege não só a criança, mas também, impede a propagação de doenças na comunidade.

Higiene do sono e roupas adequadas

Garantir que as crianças tenham uma rotina de sono adequada contribui para a recuperação e fortalecimento do organismo. O descanso é muito importante para a saúde infantil! Com a queda das temperaturas, é indicado que as crianças sejam vestidas com roupas apropriadas, evitando tanto o frio excessivo quanto o superaquecimento. Recomenda-se vestir camadas de roupas, que podem ser ajustadas conforme a necessidade.

Atenção aos Primeiros Sintomas

Ao perceber os primeiros sinais de resfriado ou gripe, como: coriza, tosse ou febre, é fundamental procurar orientação médica. Intervenções precoces podem evitar complicações mais sérias, como a pneumonia. Evite a automedicação e siga sempre as orientações de um profissional de saúde.
Higienização de roupas e utensílios

Já no clima mais frio, é muito comum retirar do armário roupas e cobertores que ficaram guardados por longos períodos. Antes do uso, essas peças devem ser lavadas secas ao sol, para eliminar ácaros e poeira acumulados. Essa prática simples pode prevenir crises alérgicas e infecções respiratórias.

Considerações finais

A prevenção é a melhor estratégia para manter as crianças saudáveis durante o inverno. Medidas simples, como: manter a vacinação em dia, garantir uma boa higiene e oferecer uma alimentação equilibrada, fazem toda a diferença. Estar atento aos cuidados diários assegura o bem-estar dos pequenos e contribui para um desenvolvimento saudável.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites