Distúrbios das cordas vocais são quaisquer problemas anatômicos ou funcionais que afetam as cordas vocais. As cordas vocais (também são chamadas de pregas vocais) são duas faixas de tecido muscular liso encontradas na laringe (caixa vocal). As cordas vocais vibram pelo ar que passa pelas cordas vindo dos pulmões, para produzir o som da sua voz.
Alguns dos distúrbios mais comuns das cordas vocais incluem os seguintes:
* Laringite: a laringite causa uma voz rouca ou áspera devido à inflamação das cordas vocais.
* Nódulos vocais: nódulos vocais são calos não cancerosos nas cordas vocais causados por abuso vocal. Nódulos vocais são frequentemente um problema para cantores profissionais. Eles, geralmente, crescem em pares (um em cada corda). Os nódulos, geralmente, se formam em partes das cordas vocais que recebem mais pressão quando as cordas se juntam e vibram. Nódulos vocais fazem com que a voz fique rouca, baixa e ofegante.
* Pólipos vocais: um pólipo vocal é um crescimento mole e não canceroso, semelhante a uma bolha. Eles podem incluir sangue dentro da bolha que se resolve com o tempo para produzir uma bolha transparente. Os pólipos vocais fazem com que a voz fique rouca, baixa e ofegante.
* Paralisia das cordas vocais: a paralisia das cordas vocais pode acontecer quando uma ou ambas as cordas vocais não abrem ou fecham corretamente. Quando uma corda vocal está paralisada, a voz pode ficar fraca ou alimentos ou líquidos podem escorregar para a traqueia e pulmões, onde as pessoas têm dificuldade para engolir e podem engasgar ou tossir quando comem.
A causa mais comum de distúrbios das pregas vocais é o abuso ou uso indevido da voz. O tipo de distúrbio das cordas vocais pode ter causas diferentes. Isso inclui o uso excessivo da voz ao cantar, falar, tossir ou gritar. Fumar e inalar irritantes também são considerados abuso vocal.
* Quais são os sintomas dos distúrbios das cordas vocais? Os sintomas variam, com base no tipo de distúrbio das cordas vocais. Eles incluem alterações na sua voz normal, como uma voz rouca ou áspera, baixa e ofegante. A paralisia das cordas vocais também pode causar problemas para engolir e tossir.
* Como os distúrbios das cordas vocais são diagnosticados? Qualquer rouquidão ou alteração na voz que dure mais de duas semanas deve ser levada ao conhecimento do seu otorrinolaringologista.
É importante uma consulta para um exame completo das pregas vocais se os sintomas não se resolverem em 2 semanas.
Além de um histórico médico completo e exame físico, o otorrinolaringologista pode examinar as cordas vocais internamente com um aparelho chamado laringoscópio.
Distúrbios das cordas vocais causados por abuso ou uso indevido são facilmente preveníveis. Além disso, a maioria dos distúrbios das cordas vocais pode ser revertida. Seu otorrinolaringologista descobrirá o melhor tratamento com base em:
* Quantos anos você tem?
* Seu histórico médico e saúde geral.
* Com que grau de gravidade você está doente.
* Quão bem você consegue lidar com medicamentos, procedimentos ou terapias específicas.
* Quanto tempo se espera que a condição dure.
* Sua opinião ou preferência.
O tratamento pode incluir qualquer um dos seguintes:
Descansando a voz. Parar o comportamento que causou o distúrbio nas cordas vocais. Um encaminhamento para um fonoaudiólogo especializado no tratamento de distúrbios de voz, fala, linguagem ou deglutição. Medicamentos. Cirurgia para remover tumores.