Essa abordagem, vai fazer um paralelo de fisiologia vegetal com nosso mundo social.
Parece desconexo, mas uma parábola, tem esse poder de conectar uma mesma abordagem em realidades totalmente diferentes.
Uma árvore, pode possuir incontáveis folhas ao longo de sua existência, e quanto menor o tamanho individual dessas folhas, mais numerosas elas são. Assim são as relações sociais que estabelecemos durante nossa jornada de vida.
Todas as folhas são importantes para o bem estar da planta, mas a medida que vão perdendo sua ligação com a árvore, a folha vai deixando de receber a seiva dos ramos, vai se secando e se desprende caindo ao chão.
Assim são as amizades que passam em nossas estações ao longo dos anos. Algumas vão se desligando de nós e deixando de ter importância em nossa vida, enquanto tantas outras novas amizades nascem como folhas novas na estação da chuva.
Existem plantas como: palmeiras, bananeiras e outras, que possuem poucas folhas, porém são muito maiores.
Assim são as pessoas que têm poucas amizades, mas são muito valiosas e possuem enorme importância pra sua vida.
Quando uma folha de palmeira real se desprende da planta, o seu peso e sua importância são tão grandes que além de balançar a planta quando se desprendem, podem também machucar outras pessoas inocentes que passam no momento.
Existem amizades que quando se desligam de nós, nos causam grande transtorno, tristeza e dor, nos balançando como a palmeira e nos fazendo atingir pessoas que não têm nenhuma culpa disso.
Existem plantas que não renovam suas folhas todos os anos, a exemplo das laranjeiras, mas se um motivo forte acontecer, como: seca, geada, queimada ou desnutrição, algumas folhas vão ser sacrificadas e também vão ao chão, nos fazendo comparar com aquelas amizades que não foram feitas para acabar, mas que por algum motivo interno ou externo se desligam da gente pra nunca mais voltar.
Uma amizade por mais forte e verdadeira que seja, mais uma vez é como uma folha, depois que se desligam de nós, não podem ser colocadas de volta ao seu lugar.
Podemos até não nos afastar totalmente de uma amizade, mas nunca mais vai estar ligada a gente como antes, e fica como a folha que caiu, mas não foi varrida nem levada pelo vento.
Assim sendo, terão pouca importância pra nosso mundo, como as folhas que vão se decompor ao pé da árvore cedendo seu mínimo valor nutritivo que será reutilizado pelas raízes com o passar do tempo. Mas se forem varridas ou levadas pelo vento, não terão importância nenhuma pra essa árvore.
Desta forma, podemos perceber que algumas vezes perder folhas é doloroso e traumático, mas pode também ser uma forma de renovar a planta como um todo, dando oportunidade a novas folhas que vão desempenhar papel vital no desenvolvimento da árvore.