Fabrício Bastos

Engenheiro Agrônomo
CREA 2003103285
Graduação na UFES
GR Argrária – Unidade de Tratamento de Residuos Orgânicos

Fabrício Bastos

Professor de Educação Física
CREF/RJ 02 6331
a Formado na UNIVERSO Credenciado – Core 360 e Bpro

Setembro é reconhecido internacionalmente como o mês da conscientização e prevenção ao suicídio. No Brasil, a causa ganhou visibilidade através da campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que buscam desde então trazer à tona esse tema que ainda é tabu na sociedade.

O pensamento suicida não é decorrente de um motivo isolado, ele pode surgir em decorrência de diversos gatilhos e em conjunto com situações em que a pessoa passa a ter a necessidade de aliviar as pressões externas. E, muitas vezes, podem ser ocasionados pela depressão, dessa forma, quando falamos em prevenção do suicídio, também estamos falando em combate a essa doença.


A depressão é uma disfunção química no cérebro que afeta os neurotransmissores como, por exemplo, a serotonina. Essas substâncias, quando desreguladas, podem ocasionar uma série de alterações psicológicas, levando o indivíduo depressivo a sentir tristeza profunda, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros sintomas. Em casos extremos, a ideação suicida.

É fato que a melhor forma de prevenir e também tratar a depressão, é cuidar em conjunto da mente e corpo. De acordo com estudos, pessoas fisicamente ativas, independentemente da idade, apresentam mais qualidade na saúde mental do que sedentários.

A prática de exercícios físicos, de qualquer tipo, possui inúmeros benefícios. Além da melhora do condicionamento físico, eles também contribuem com a melhora da capacidade cognitiva e diminuem os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. Muitos estudos apontam que a prática regular de atividade física pode aliviar os sintomas da depressão já que, quando está em atividade, o corpo libera diversas substâncias como: endorfina, serotonina e noradrenalina, que estimulam as sensações de bem-estar
Estes estudos constataram que a prática regular (diária) de exercícios físicos durante 20-30 minutos traz vários benefícios. Entre estes, está o de poder afastar a depressão em longo prazo, pois diminuem o nível de estresse e ansiedade.


No geral, as sessões de treinamento exigem foco na execução das atividades e movimentos, o que acaba por desviar a atenção dos sentimentos que causam preocupações, estresse e ansiedade.
Além da prática da atividade física, temos como benefícios o relacionamento interpessoal, que por consequência auxilia e muito nos casos de isolamento social, e trazendo de volta o convívio social, sendo mais um fator a ser trabalhado nesse acompanhamento.


Dessa forma, pode-se dizer que as atividades físicas atuam na prevenção e tratamento da depressão e consequentemente do suicídio. É imprescindível mencionar que elas funcionam como adicionais e devem estar vinculadas ao acompanhamento de profissionais, os quais podem precisar associar além da psicoterapia, o uso de medicamentos.


Nos Studio Fabricio Bastos, buscamos integrar profissionais que com foco no aluno, realizamos um trabalho em conjunto para que aquele momento da prática da atividade física seja um combustível que ajude em outros pontos que precisam de atenção.

Copyright © 2023 Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por Agência Destake – Criação de Sites