Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Dra. Deborah Casarsa
Médica Geriatra
CRM 52 68110-5

Revista Saúde Perss

Dr. Carlos Fabian Seixas de Oliveira
Médico-Oftalmologista
CRM 5270262-5
Diplomado pela FMC
Membro do CBO e SBO

carlosfabian@globomail.com
SAÚDE DOS OLHOS E ATIVIDADE FÍSICA: HÁ CORRELAÇÃO?
Será que existem benefícios para a saúde ocular advindos da prática esportiva? O que tem uma coisa a ver com a outra? Vamos tentar responder essas questões nesse texto.

Há diversas pesquisas recentes mundo afora que comprovam que as atividades físicas regulares protegem os olhos contra diversas doenças como a retinopatia diabética, ceratocone, miopia, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada a idade, além claro de melhorar a saúde física e mental como um todo. Vamos enumerar algumas doenças oculares e como podem ser prevenidas, e mesmo, atenuadas com a atividade física regular:

•  Miopia: um estudo do projeto Beaver Dam Eye Study constatou que a prática esportiva aeróbica, como a corrida e a caminhada, ajudam a prevenir a miopia, pois nessas atividades somos condicionados a olhar o horizonte, diferentemente do sedentarismo, onde as pessoas tendem a exercitar a visão de perto. Pessoas que não praticam atividades ao ar livre estão mais predispostas a desenvolver a miopia.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, atividades ao ar livre diárias por 40 minutos diminuem o risco das crianças desenvolverem a miopia.

•  Ceratocone: a natação é a atividade mais recomendada. A maior umidade do ar próxima às piscinas, evitam crises alérgicas que podem piorar o ceratocone.

•  Glaucoma: Atividades aeróbicas como correr, nadar, caminhar e  pedalar regulam a pressão arterial, e assim, melhoram a vascularização ocular, beneficiando a regulação da pressão intraocular

•  Degeneração macular relacionada à idade: A degeneração macular relacionada a idade tem como fatores de risco a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial sendo uma das principais causas de perda de visão para pessoas acima dos 50 anos. Segundo pesquisas da Universidade de Emory, a prática esportiva regular previne a degeneração macular.

•  Retinopatia diabética: os exercícios físicos são aliados no processo metabólico da glicose, estimulando a produção da insulina e portanto, controlando os níveis de glicose , facilitando seu transporte para dentro das células. Por isso, são eficazes na prevenção das  complicações do diabetes como a retinopatia diabética, que pode levar a cegueira irreversível.

Porém, a prática de atividades físicas requer alguns cuidados para se evitar lesões oculares e traumas:

•  A prática esportiva é o quarto colocado no ranking de causas de lesões oculares, apesar dos benefícios serem maiores que os riscos;

•  Evite tocar os olhos para prevenir infecções e lesões;

•  No futebol, evite cabeçadas e invista em equipamentos de proteção. Impactos muito fortes podem causar traumas e descolamento da retina;

•  Os óculos de grau são perigosos em certas práticas esportivas como atividades de alto impacto e velocidade. No caso de um acidente, os óculos podem se fragmentar e levar a cortes e lesões na pele em volta dos olhos e nos olhos propriamente dito. O uso de lentes de contato nesses casos é mandatório;

•  Óculos de sol com lentes anti UV, chapéus e bonés devem ser usados por quem pratica esportes e atividades ao ar livre, principalmente, nas praias.

Como vimos, praticar atividades físicas são fundamentais para uma boa saúde física, mental e ocular. Com força de vontade e persistência podemos ter uma vida saudável. Antes de iniciar qualquer atividade, procure um médico para saber das suas condições de saúde. Estando tudo bem, coloque um tênis no pé e comece. Saúde! 

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.