Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Dra. Deborah Casarsa
Médica Geriatra
CRM 52 68110-5

Revista Saúde Perss

Dr. Frederico Cesário
Otorrinolaringologista
CRM 52 67317-0
Especialização em otorrinolaringologia na UNIRIO

fredericocesario@yahoo.com.br
ENTREVISTA - Dr. Frederico Cesário
Em novembro de 2015, Campos dos Goytacazes ganhou uma clínica de especialidades médicas e exames de ponta. Funcionando desde sua inauguração, na Avenida Nilo Peçanha, 58 – Parque Santo Amaro, a MED CAMPOS, conta com seis amplas salas de atendimento, além de uma estrutura totalmente voltada para acessibilidade. Referência regional no assunto, a clínica é conveniada com a maioria dos planos de saúde.

A MED CAMPOS surgiu do sonho do casal de médicos: Frederico Cesário e de sua esposa Jodinéa Melo M. Cesário. O objetivo era oferecer aos clientes atendimentos de qualidade e exames que não eram encontrados com facilidade na região.

Filho do oftalmologista Manoel Cesário e da professora Mirian da Silva Cesário, Frederico é o terceiro dos quatro filhos do casal. Todos os irmãos seguiram os passos do pai e se especializaram em oftalmologia, mas ele preferiu outra área ligada aos sentidos, à “otorrinolaringologia”.

Depois da primeira especialidade concluída na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Frederico ainda se especializou, em Medicina do Trabalho e Medicina do Tráfego também na Unirio, em 2009 voltou ao Rio de Janeiro para se especializar-se em Alergia e Imunologia e em 2013, concluiu a especialização em Medicina do Sono, pelo Instituto do Sono, em São Paulo.

Já Jodinéa, sua esposa e sócia na MED CAMPOS, é especializada em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Medicina do Trabalho.

Com tanta experiência profissional e curricular, os dois são os responsáveis pelas consultas médicas de: Otorrinolaringologia, Pediatria, Alergia, Medicina do Sono e Medicina do Trabalho, prestadas pela clínica. Como o trabalho da medicina exige muitas vezes um apoio multidisciplinar, a MED CAMPOS, também oferece atendimentos especializados nas áreas de Nutrição, Fonoaudiologia e Psicologia.

Os exames realizados pela clínica:
•  Audiometria;
•  B.E.R.A.;
•  Espirometria;
•  PRF;
•  Impedanciomentria;
•  Polissonografia;
•  Ultrassonografia;
•  Teste da Orelhinha;
•  Teste da Linguinha;
•  Testes Alérgicos;
•  Vectoeletronistagmografia Computadorizada;
•  Vídeo-Laringoscopia;
•  Vídeo-Naso;
•  Vídeo Estroboscopia;
•  E Medicina do Sono– são considerados de excelência.

SP - A MED CAMPOS é uma grande referência na região, a que o senhor atribui esse sucesso?
FC - A primeira coisa quando a gente pensa em atendimento médico é a humanização. Quando uma pessoa busca uma consulta ou um exame, em sua maioria, ela já está tensa, preocupada com a saúde, cabe a nós acolhê-la da forma mais simpática e carinhosa possível. Depois dessa primeira etapa, buscamos oferecer o melhor atendimento especializado e com a realização de exames de alta qualidade, esclarecendo todas as dúvidas e deixando o paciente seguro para a realização do tratamento, se for o caso.

SP - Uma das especialidades da MED CAMPOS é a medicina do Sono. Quando uma pessoa deve buscar atendimento nessa área?
FC - Essa é uma especialidade importante atualmente. O estresse, a ansiedade, o dia a dia muito agitado das pessoas têm refletido diretamente no sono delas. Muita gente com insônia, outras com muita sonolência, a questão do ronco excessivo, são alguns dos distúrbios mais comuns, que acabam gerando outros problemas de saúde. Então, quando a pessoa perceber que algum fator está atrapalhando esse momento tão importante e essencial da vida, ela deve buscar ajuda médica. 

SP - E como é feito o atendimento e acompanhamento desse distúrbio aqui na MED CAMPOS?
FC - Temos o que há de mais moderno para atender o paciente nessa situação. Primeiro é feita à consulta onde ele relata o problema, e temos aqui na MED CAMPOS, salas equipadas onde o paciente irá passar a noite e sendo monitorada através de diversos parâmetros. Esses equipamentos são acompanhados de perto por um profissional especializado, durante todo o tempo em que o paciente estiver sendo avaliado e após, é elaborado um relatório médico, mostrando todo o período do sono e suas alterações. Através desse relatório é que o médico irá traçar o melhor tratamento.

SP - Outro exame de grande procura na MED CAMPOS é o de Processamento Auditivo Central (PAC). O que seria esse exame?
FC - O PAC é indicado quando a pessoa apresenta falta de atenção, baixo rendimento escolar, baixo rendimento no trabalho. Ele identifica o Transtorno do Processamento Auditivo Central, que é quando a pessoa ouve o som, mas tem dificuldade de interpretá-lo. O exame é realizado em uma cabine acústica própria para este exame com dimensões especiais, que são: 2 metros de comprimento por 2 metros de largura e 2 metros de altura, onde são emitidos vários sons para realização de estímulos acústicos.

SP - Além desses exames quais outros o senhor destacaria?
FC - Destacaria a Vídeo Laringoscopia e a Video Estroboscopia. Hoje, muita gente está na Internet, seja como influencer, como YouTuber, cantando, narrando e contando histórias. Estão usando de forma, muitas vezes excessiva, a voz e não estão se preocupando em cuidar dela. Esses exames servem para mostrar e avaliar o estado das nossas cordas vocais.
Outro exame que destacaria é a Audiometria. Nesse exame, as pessoas podem acompanhar como está sua audição e se tem algum grau de perda auditiva. Outro fator que também vem sendo motivo de muitas queixas é o zumbido. Estamos cada vez mais expostos a ambientes barulhentos, e isso com certeza acaba prejudicando e interferindo na nossa audição. Vale destacar que os exames não são apenas realizados para identificar os problemas já existentes, eles são realizados também como forma de prevenção, e a prevenção em saúde deve ser sempre a palavra mais importante.

SP - O atendimento multidisciplinar também é uma preocupação da MED CAMPOS?
FC - Sem dúvida. Alguns tratamentos precisam do acompanhamento de especialistas diversos, como a psicologia, a fonoaudiologia e a nutrição. Esses são basicamente os atendimentos que dão apoio a várias situações, principalmente, nas áreas de otorrinolaringologia, medicina do sono e pediatria.

SP - Com a pandemia, muita gente deixou de buscar atendimento médico e realizar exames, mas hoje, com a maioria da população vacinada, já está na hora de retornar?
FC - Sim. Aqui na MED CAMPOS, seguimos todos os protocolos de cuidados e prevenção para a Covid-19. A gente entendeu o medo das pessoas em saírem de casa, mas hoje, com o conhecimento mais apurado por parte da ciência e com a vacinação já em ampla escala está na hora de voltarmos a cuidar de alguns problemas de saúde que acabaram ficando de lado durante a pandemia. Como já havia dito, a prevenção, o tratamento precoce e o acompanhamento médico regular são fundamentais. 

SP - A MED CAMPOS faz um trabalho bem interativo nas redes sociais não é?
FC - Nas nossas redes sociais estamos sempre buscando orientar as pessoas sobre assuntos relevantes de saúde. Falamos de inúmeras questões ligadas a crianças e adolescentes. Explicamos e tiramos dúvidas também em relação aos exames que realizamos aqui na clínica. Então, é só seguir a gente lá para ficar bem informado.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.