Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Dra. Lana Maria Pereira da Silva
Médica Psiquiatra
CRM 52 69489-4

Revista Saúde Perss

Isabella de Andrade Rangel
Nutricionista
CRN 21 101238

@isanutri.sj
isabella.andrade.s21@gmail.com
POR QUE AS MULHERES SENTEM TANTA VONTADE DE COMER DOCE NA TPM?
A TPM ocorre de 7 a 10 dias antes da menstruação, e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% das mulheres sofrem de TPM.

Mas, por que as mulheres sentem aquela vontade incontrolável de comer doce durante esse período?

Durante esse período, ocorre uma queda hormonal, e essa queda ocorre no hormônio chamado serotonina, o mesmo é responsável pelo prazer, felicidade, bem-estar, entre outros.

E quando se tem a queda desse hormônio, os sintomas bons do mesmo, também caem, resultando em uma queda secundária, e através disso, ocorre a hiperfagia, que significa o aumento de fome, e por conta da mesma, ocorre o mal humor, estresse, retenção de líquido, dor de cabeça, entre outros.

Ou seja, através do declínio da serotonina, o nosso corpo busca a compensação disso na vontade de comer doce, que é rico em serotonina.

Há diversas estratégicas básicas para pôr em prática durante esse período para auxiliar no desejo de consumir doce, entres elas é o aumento do consumo de carboidratos bons (batata, aipim, frutas), a ingestão do mesmo ajuda, porque o consumo dele também nos traz prazer, bem estar, e aumentando a quantidade desses carboidratos bons, você não vai sentir tanta vontade de consumir doces.

Outra coisa que é de suma importância durante esse período é fracionar as refeições, porque se for feito muito tempo de jejum você vai ter muita fome, e com isso, as chances de errar aumentam, podendo cair nas tentações de consumir doces, por isso, faça de 5 à 6 refeições por dia.

O que vai te ajudar muito também é o consumo de chá, como por exemplo: cavalinha, hibisco, entre outros, que vão te ajudar nesse período que você está retendo mais líquido.

Uma boa estratégia é o consumo de fitoterápicos, magnésio, porém, são mais específicos individualmente, por isso, a importância de procurar um profissional nutricionista.

Cuidar do intestino também é uma boa opção, o intestino é o nosso segundo cérebro, tudo passa por ele, o uso de probióticos é uma boa opção.

É extremamente interessante nesse período também, a ingestão de alimentos ricos em triptofano, o mesmo é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, então um plano alimentar com banana, derivados de leite, peixe, abacate, entre outros, ajuda na maior produção da serotonina, por isso, a importância de focar nesses alimentos.


Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.