Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Fabrício Bastos
Educação Física
CREF/RJ 02 6331

Revista Saúde Perss

Gisele dos Santos Pacheco
Nutricionista
CRN 20 03101044
giselenutricionista@gmail.com
VOCÊ SABE COMO EMAGRECER?
Só há uma fórmula fisiológica para que ocorra o emagrecimento: a quantidade de calorias ingeridas deve ser, necessariamente, menor que a quantidade de energia gasta. Utilizando essa fórmula, certamente você emagrecerá!

Quando você se pergunta: por que não consigo emagrecer se não estou comendo quase nada? É o momento certo para pensar se o método adotado realmente é o correto. E claro, procurar onde se está errando.

O melhor e mais eficaz caminho para qualquer mudança de hábitos alimentares, inclusive visando o emagrecimento, é a busca por orientações personalizadas. Você deve seguir um programa alimentar desenvolvido exclusivamente para você, onde o profissional, especialista em alimentação, irá considerar seu histórico clínico, metabolismo, hábitos, horários, preferências alimentares, exames, estado nutricional entre outras particularidades. Assim, o emagrecimento ocorrerá de forma saudável e duradoura.

Seguir uma autodieta ou dietas prescritas para outras pessoas é o maior erro que se pode cometer, aumentando a frustração e podendo desencadear problemas de saúde.

Fique atento a detalhes que podem dificultar o emagrecimento

•  Por falta de informação, você pode estar se privando de alimentos que podem ser inocentes e exagerando no consumo daqueles mais calóricos. Informe-se!
•  É um engano realizar um pequeno número de refeições com pratos exagerados. O segredo é distribuir sua alimentação em pequenas porções ao longo do dia, em 5 ou 6 refeições.
•  A alimentação deve ser variada e equilibrada. Monte um prato onde tenha todos os grupos alimentares, porém em pouca quantidade.
•  Controle os deslizes alimentares! Aquelas beliscadas fora de hora e não contabilizadas podem comprometer, e muito, seu plano alimentar. Se estiver difícil descobrir onde está errando, faça um diário alimentar. Anote tudo o que consumir em um período de tempo determinado, assim descobrirá onde deve mudar.
•  O metabolismo se altera com a idade, normalmente fica mais lento. Sendo assim, não vale seguir uma orientação nutricional que foi prescrita para você há 5 anos!
•  Será que você está se exercitando da forma que programou? O exercício precisa ser combinado com a alimentação, de forma real, para que a dupla funcione!
•  Ficar muito tempo sem comer, ou comer muito pouco, pode estar atrapalhando seu emagrecimento.

Quando o organismo recebe energia em quantidades muito pequenas, ou não a recebe, logo o metabolismo se torna mais lento, poupando a energia estocada. Assim, o emagrecimento se torna mais demorado.

Não perca tempo nem destrua sua saúde, procure um profissional de nutrição para receber as orientações corretas e emagrecer com sucesso!

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.