Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Fabrício Bastos
Educação Física
CREF/RJ 02 6331

Revista Saúde Perss

Luzyane Barbosa de Souza
Fisioterapeuta
CRF 2 155501
Formada pela Universidade Estácio de Sá
keninaunesa@hotmail.com
A IMPORTÂNCIA DO PILATES NO PÓS COVID
Contudo, o que sabemos hoje é que a prática regular de atividade física nos pacientes pós-Covid proporciona:

•  Diminuição da mortalidade por pneumonia e gripe;
•  Melhorias na função cardiorrespiratória;
•  Melhora a resposta à vacina;
•  Aumenta o metabolismo de glicose, lipídios e insulina.

Não sabemos ao certo como a atividade física melhora a imunidade para combater especificamente ao Coronavírus, mas temos evidências dos seus benefícios no combate e redução de sintomas de outras doenças respiratórias infecciosas. Em pacientes que precisam de tratamento em unidade de terapia intensiva, as sequelas são mais crônicas, causando:

•  Fraqueza;
•  Perda de função;
•  Perda da qualidade de vida;
•  Diminuição da resistência;
•  Diminuição da função pulmonar:
•  E diminuição da força muscular inspiratória, com piora da capacidade funcional.

Sequelas estas que podem durar por até 2 anos. Alguns pacientes infectados pela Covid-19 irão sofrer consequências musculoesqueléticas pelo processo inflamatório agravadas pela perda de massa muscular do imobilismo, gerando incapacidades motoras que ainda não sabemos. Serão trabalhados nesses pacientes exercícios de: força, flexibilidade e equilíbrio em poucas séries e repetições, para não haver sensação de “dor e desmotivar o paciente”.

Esses pacientes tiveram comprometimento respiratório graves. Então é importante parar os exercícios caso sinta náuseas, tonturas, enjoo, aperto no peito e falta de ar. A vantagem do pilates diante outras atividades físicas para a recuperação de pacientes pós-Covid-19 é a questão do acompanhamento da respiração em cada movimento, a consciência corporal e o fato do Método treinar a concentração do indivíduo durante uma sessão bem realizada e devidamente acompanhada pelo instrutor.

Sabemos que no pós-Covid-19 o paciente pode apresentar uma fraqueza que envolve a musculatura corporal quanto a musculatura respiratória; ou seja, sua capacidade pulmonar fica bem comprometida e por isso devemos realizar exercício físico. Com isso, o método pilates auxilia na capacidade pulmonar e é capaz de proporcionar melhora na musculatura respiratória consequentemente melhorando sua força muscular. Pilates pós-Covid gera condicionamento físico proporcionando diversos benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. Venha para @lifecenter_campos conhecer nosso estúdio de pilates e adquirir os benefícios do método. Uma das melhores modalidades para trabalhar e melhorar a parte respiratória é o pilates, eles caminham juntinhos e a respiração tem como papel principal de centralizar a evolução dos exercícios deixando de ser um movimento involuntário e passando a ser um movimento consciente e profundo. A respiração e o pilates tiveram uma ligação forte desde o início, já́ que seu criador, Joseph Pilates sofria com asma desde a infância e pesquisou exercícios que pudessem aumentar sua capacidade respiratória. E agora, estamos vivendo e lidando com o Covid 19 que compromete nossos pulmões e diminuem nossa capacidade respiratória. Procure manter sua respiração em dia, seus pulmões fortes, venha para o pilates.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.