Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Fabrício Bastos
Educação Física
CREF/RJ 02 6331

Revista Saúde Perss

Fabrício Bastos
Professor de Educação Física
CREF/RJ 02 6331
Formado na UNIVERSO
Credenciado - Core 360 e Bpro
bastos.personal@gmail.com
ENTREVISTA - Fabrício Bastos
Um jovem apaixonado por esporte, incluindo vôlei, corrida de rua e corrida de montanha, viu na educação física uma forma de estar inserido no que mais gostava e ainda ajudar outras pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Assim, Fabrício Bastos, o FB, uma verdadeira marca registrada, começou a vida profissional, tornando-se referência em Campos quando o assunto é treinamento personalizado como ferramenta de transformação física, emocional e social.

Fabrício é formado em Educação Física há 14 anos pela Universidade Salgado de Oliveira, com pós-graduação em treinamento funcional pela Universidade Gama Filho e, ainda, com capacitação em treinamento físico funcional e em reabilitação funcional pela BPRO (linha italiana de treinamento funcional), e capacitação em todas as fases do CORE 360 (pioneiros do treinamento funcional no Brasil). Iniciou sua carreira como personal trainer assim que se formou e, após um ano de atuação no mercado, abriu sua primeira academia com matriz e duas filiais, onde atuou por nove anos.

No entanto, apesar do sucesso nos negócios, Fabrício considerou que poderia desenvolver um trabalho ainda mais personalizado e de maior qualidade para seus alunos. Após participar de uma feira ligada ao esporte, em São Paulo, viu que o conceito de Studio-Boutique, que na época já era realidade na Europa e nos Estados Unidos – uma verdadeira tendência mundial, poderia ser trazido para Campos. E foi isso que aconteceu. Em 2018, inaugurou o Studio Fabrício Bastos, na Rua Manoel Teodoro, 94 (esquina da Rua Dr. Siqueira), onde funciona até hoje.

SP - O Studio Fabrício Bastos é um novo momento profissional e segue um novo conceito em Campos e região, não é?
FB - Sim, seguimos firmes com o propósito de transformar vidas através do movimento. Junto com o Studio Fabrício Bastos nasceu, também, o projeto “Amor que Move”, onde uma parte da mensalidade dos alunos é convertida em doação para famílias carentes cadastradas por nós. O Studio também tornou-se referência para os alunos como local de entrega de doações de cestas básicas, roupas, calçados, material de limpeza, entre outros. Nossos alunos abraçam a causa, o que é muito bom e importante para o projeto.

SP - O que o Studio-Boutique FB oferece?
FB - Oferece a seus alunos treinamento personalizado, dinâmico, com foco em objetivos individuais, com metodologia própria e um personal capacitado cuidando do aluno durante todo o treino. O Studio FB tem como característica o treino descalço, onde a sensação é única, além de um trabalho que acontece a partir daí, de fortalecimento dos músculos dos pés. E isso acaba nos remetendo à infância, tornando o treino mais prazeroso. Posso garantir que os alunos adoram a experiência. Outro diferencial é que nosso espaço não tem espelho, porque o trabalho desenvolvido é o de consciência corporal, e os treinadores acompanham cada movimento dos alunos a todo instante.

SP - E por que é considerado Studio-Boutique?
FB - É considerado desta forma pela arquitetura, conforto, sofisticação, limpeza e comprometimento da equipe que faz com que o aluno se sinta em casa. O diferente em um Studio-Boutique são as amenidades e o aconchego que proporciona. O ambiente é bem mais limpo e tranquilo do que o de uma academia normal. Também têm vários equipamentos que as grandes academias não têm. Você pode pagar por treinos avulsos, o que não pesa tanto no orçamento. E temos também aqui uma linha própria de blusas, bonés, canecas e outros, tudo no estilo do time FB.

SP - Qual a importância de um personal ao lado do aluno?
FB - Entendemos que somos diferentes uns dos outros, e assim também são os treinos e objetivos de cada um. É necessário um trabalho individualizado, com correção constante, com motivação e busca contínua pelas metas estipuladas por cada aluno. Muitas pessoas começam a treinar em academias, ou em outro local, e logo param, desistem, porque falta prescrição que gere novos estímulos diários e maiores resultados.

SP - Como é aqui o trabalho de reabilitação de lesões?
FB - Temos um trabalho incrível na parte de reabilitação, auxiliando tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. Temos também, casos de alunos que reclamam de dores musculares ou articulares devido à falta de movimento, postura incorreta ou qualquer atividade que possa acarretar dores diversas ou lesões. Como exemplos, têm as:
•  Dores nas articulações;
•  Dores no tornozelo;
•  Joelho;
•  Quadril;
•  Coluna;
•  E ombros, que são bem frequentes devido à falta de fortalecimento.
Seguimos uma periodização em etapas que auxilia no processo de reabilitação, tornando o aluno mais forte e apto para o seu dia a dia.

SP - Fale um pouco sobre o treinamento físico-funcional.
FB - Quem mais procura o Studio FB são pessoas com foco em emagrecimento e em hipertrofia muscular – definida pelo aumento do tamanho do músculo ou de suas fibras constitutivas, que ocorre como resultado da realização de exercícios físicos. Nesses casos é feito um trabalho individual que auxilia tanto na perda de calorias, quanto no ganho de massa. Também nesses casos é estudado o passado do aluno, ajustando o presente e colocando metas para o futuro. É claro que o foco sempre será a saúde desse aluno.

SP - Trabalham com atletas de alta performance? Como seria o trabalho?
FB - Trabalhamos com atletas amadores e profissionais que visam alta performance, um trabalho individual, diferenciado, sendo analisado pontos importantes para melhorar suas capacidades físicas, prevenir lesões e tornar esse indivíduo ainda mais forte, auxiliando em suas competições ou no seu esporte. Estratégias como: treinamento de força, CORE e potência são muito utilizadas em nossas prescrições. É necessário avaliar cada movimento feito por esses atletas em seus esportes, analisamos cada modalidade e conseguimos extrair o melhor deles. É gratificante ver a evolução e como conseguimos diminuir os riscos de lesões.

SP - E como é a capacitação da equipe do Studio-Boutique FB?
FB - A equipe FB vive em constante aprendizado, realizando capacitações diversas em cursos e workshops, bem como, treinamentos periódicos internos, que envolvem teoria e prática. Todos os profissionais vivenciam o movimento como estilo de vida, tornando assim, mais eficiente à transferência do conhecimento adquirido para os alunos. Com a internet, ficou fácil reproduzir exercícios, e isso é muito preocupante, pois pode ocasionar sérios problemas de saúde a pequeno, médio ou longo prazo. É necessário a pessoa entender o porquê de determinado exercício, para quê, quando e como deve ser prescrito e executado. Também cresceu muito o número de pessoas que atuam na área sem a formação necessária, exercendo de forma ilegal a profissão em nossa cidade. Isso é lamentável e muito perigoso.

SP - Depois disso tudo, podemos dizer que o FB é, também, um Studio-Escola?
FB - Sim. Temos aqui cursos abertos ministrados por mim, Fabrício Bastos, direcionados para acadêmicos e professores de educação física, levando a todos o conhecimento de um trabalho personalizado, diferenciado, com foco em objetivos concretos. Além do mais, o Studio também cede o espaço para a realização de capacitações externas. Temos também um curso de Gestão para quem sonha em abrir ou alavancar seu próprio Studio-Boutique. Já conseguimos auxiliar vários profissionais com nossos cursos.

SP - Quais os sonhos de Fabrício Bastos a partir de agora?
FB - Temos o sonho de atender/ajudar mais e mais pessoas. Faz parte desse sonho, abrir outras unidades com a marca FB em Campos e região. Estamos trabalhando para transformar ainda mais vidas por meio do movimento, sem perder nosso propósito.
Horários: de segunda a sexta-feira das 6h às 12h e das 14h às 21h. Sábados das 8h às 12h.

E-mail: bastos.personal@gmail.com
Instagram: @studiofabriciobastos
Facebook: fabricio bastos
22 99620-2214

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.