Revista Saúde Perss
CAPA | ENTREVISTA
Dr. Rogério Venancio
Cirurgião Plástico
CRM 52 31757-4

Revista Saúde Perss

Luiza Rangel
Licenciada em Educação Física
Formada pelo Instituto Federal Fluminense
luizarangel2@hotmail.com
AS CONTRIBUIÇÕES DA HIDROGINÁSTICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
O número de idosos no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Por essa razão, é de suma importância que se tenha um cuidado a mais com a população idosa que, de acordo com as estimativas, crescerá ainda mais.

Com isso, faz-se necessário refletir sobre as necessidades e as especificidades desse público que se encontra em ascensão, tendo em vista que o processo ininterrupto do envelhecimento provoca diversas perdas nas capacidades físicas do indivíduo. Tais como: a força muscular e a flexibilidade articular que são afetadas, fato que altera a coordenação motora e o equilíbrio, ocasionando dificuldades para realizar as tarefas da vida diária.

No processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas, psicológicas e físicas, que podem causar sérios problemas na qualidade de vida do idoso. Essas consequências se dão devido a vários fatores, entre eles estão a falta de atividade física, a má alimentação e as doenças nas fases anteriores da vida.

A prática regular de atividade física previne doenças, contribui para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na saúde ou nas capacidades funcionais, além de combater o sedentarismo e reduzir as perdas biopsicossociais causadas pelo envelhecimento, aumentando a qualidade de vida do idoso.

Qualidade de vida remete à saúde, bem-estar e felicidade, levando satisfação a vida das pessoas. E quando se fala de idosos, o bem-estar e a autonomia estão totalmente ligados a elevação da qualidade de vida deles.

Sendo assim, a prática de atividade física é de suma importância para a vida do idoso, uma vez que promove independência, beneficia a saúde, a vitalidade e proporciona sociabilidade. Além de auxiliar na redução da pressão arterial, do sobrepeso e obesidade, distúrbios metabólicos, resistência à insulina e intolerância à glicose, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Para se ter um envelhecimento saudável é importante que o idoso tenha autoestima elevada, bem-estar pessoal, boa convivência com a família e as pessoas ao redor. Nesse contexto, a hidroginástica pode proporcionar tal qualidade de vida aos indivíduos da terceira idade, uma vez que é uma atividade física que oferece a eles diversas vantagens, dentre elas: treinamento físico; trabalho estético; recreação e relaxamento, pois as propriedades físicas da água ajudam a reduzir o peso corporal, o impacto nas articulações e os riscos de lesões, melhorando a autoconfiança. Com isso se destaca dentre as atividades mais indicadas para eles.

Portanto, os objetivos da hidroginástica para a terceira idade devem estar associados à melhoria da qualidade de vida abarcando as questões biopsicossociais. A modalidade ajuda a manter e melhorar várias capacidades físicas, como: a flexibilidade; a coordenação motora; a resistência muscular localizada; também auxilia na independência para a realização das atividades da vida diária; melhora a socialização e o desenvolvimento pessoal, sendo a principal motivação para eles continuarem realizando a atividade em grupo, facilitando a formação e manutenção de amizades entres eles.

A hidroginástica começou a ser trabalhada de forma organizada no início do século XX, nos spas ingleses, e foi levada para os Estados Unidos na década de 60 pela Associação Cristã de Moços (ACM). Com o passar do tempo, a modalidade conquistou diversos praticantes.

É sempre bom lembrar que a hidroginástica não é exclusiva dos idosos, mesmo sendo eles o maior público praticante, as atividades na água fazem parte da vida humana desde sempre, seja pela necessidade ou pelos benefícios que ela proporciona ao indivíduo, uma vez que os exercícios praticados nela podem alcançar diversos objetivos se forem executados corretamente.

Conclui-se que a hidroginástica é de suma importância para a manutenção e melhora da qualidade de vida de todas que as pessoas que a praticam. Busque profissionais capacitados, realize com segurança, mantenha a frequência e os resultados aparecerão.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.