Revista Saúde Perss
CAPA
Laboratório Pedra Verde

ENTREVISTA
Dr. Marco Antônio Neves Iack
Farmacêutico Bioquímico
CRF-RJ 6597
Revista Saúde Perss

Dr. Vinícius Corrêa
Dentista
CRO 32 237
Formado pela Faculdade de Odontologia de Campos
viniciusgcs@hotmail.com
CIRURGIA GUIADA DE IMPLANTE JÁ É REALIDADE EM CAMPOS
Técnica virtual confere segurança, rapidez e conforto aos procedimentos. Uma cirurgia virtual é aquela simulada pelo computador antes de ser realizada na boca do paciente. E é assim que funcionam as cirurgias guiadas.

O avanço na área da implantodontia foi possível graças às novas tecnologias de imagem, incluindo tomografias computadorizadas e escaneamentos intraorais, disponíveis nos principais centros de imagem de Campos. Com a união dessas imagens de alta qualidade em software específico, é possível posicionar os futuros implantes em perfeita localização tridimensional. A partir disso, é feita uma impressão 3D de um guia cirúrgico com os orifícios adequados para cada implante planejado para o paciente.

É importante destacar que o tratamento serve para reabilitar a ausência de um ou mais dentes e até para desdentados totais.

A técnica possibilita fazer a troca de uma dentadura, por exemplo, por uma prótese fixa imediata, de forma muito rápida e prática.

Dessa forma, pacientes com autoestima abalada, inseguros com alimentação e fala e com dificuldades de socialização, sofrem uma mudança extremamente positiva e instantânea.

Existem outros grandes diferenciais desta técnica que são casos extremamente complexos pela técnica convencional e que passam a ser simples e muito seguros quando realizados de forma guiada.

São os casos com condição óssea desfavorável, inclinações de raízes e espaços muito apertados. Todas essas condições limitantes podem ser dribladas ao planejar previamente o caso de forma virtual.

São inúmeras as vantagens que essa técnica oferece e dentre elas, podemos ressaltar:

•  Segurança: os implantes são instalados milimetricamente, como planejados virtualmente;
•  Rapidez: as cirurgias costumam durar menos da metade do tempo convencional;
•  Conforto: muitas vezes não necessita de incisões e suturas, reduzindo edemas e desconforto pós-operatório;
•  Menor impacto à rotina: retorno rápido às atividades profissionais e sociais;
•  Previsibilidade: não há técnica mais previsível e de sucesso, quando bem planejada.

Agora, os pacientes não precisam procurar grandes centros ou investir valores exorbitantes para ter acesso a essa tecnologia. Todo processo é realizado em nossa cidade, desde os exames até a instalação dos implantes, passando pelo planejamento virtual e impressão dos guias.

Além disso, a possibilidade de reduzir muito o tempo cirúrgico, evitar incisões e suturas, diminuir desconforto e aumentar a segurança no procedimento, torna a reabilitação com implantes algo acessível a uma fatia maior da população.

E a melhor parte de tudo isso é poder oferecer o tratamento com implantes para pacientes que antes achavam impossível devido à ansiedade e medo do procedimento cirúrgico ou por causa da idade avançada. Para esta fatia da população, agora temos o prazer de convidá-los a retornar ao consultório para um tratamento mais adequado para seu caso. E viva a tecnologia!

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.