Revista Saúde Perss
CAPA
Espaço Viver Bem

ENTREVISTA
Dr. Paulo Roberto Hirano
Gastroenterologia e Hepatologia
CRM 52 242474
& Equipe Multidisciplinar
Revista Saúde Perss

Dr. Carlos Fabian Seixas de Oliveira
Médico-Oftalmologista
CRM 5270262-5
Diplomado pela FMC
Membro do CBO e SBO
carlosfabian@globomail.com
PROTEJA SEUS OLHOS COMO VOCÊ PROTEGE SUA PELE
“Vem chegando o verão, um calor no coração". Como diz o primeiro verso dessa bela canção da Marina Lima, estamos nos aproximando da estação mais animada e feliz para os brasileiros: o verão, onde a maioria das pessoas está em férias do trabalho e da escola. É só diversão. Porém, não podemos descuidar da saúde de nossos olhos, assim como, cuidamos de nossa pele nessa estação.

Mas como proteger os olhos na temporada mais quente no Brasil? Os óculos de sol são os principais aliados na prevenção de doenças oculares decorrentes da radiação solar. Eles não representam apenas uma compra de acessório para cuidar do visual, mas um benefício a mais para proteção dos olhos. É um investimento importante, assim como, investimos em protetores solares de boa qualidade para a pele. Os óculos de boa procedência possuem proteção contra os raios UVA e UVB, o que garante a proteção dos olhos.
 
A exposição aos raios solares, sem proteção, podem deixar marcas não só na pele, mas também, nos olhos. Os problemas causados nos olhos sem a devida proteção são vários, a saber:
 
•  Queimaduras na córnea;
•  Cansaço ocular;
•  Tumores nas pálpebras;
•  Tumores na retina (que podem levar a cegueira);
•  Catarata precoce;
•  Desenvolvimento precoce de doença macular relacionada a idade.
 
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 20% dos casos de catarata resultam da excessiva exposição ao sol. Mas como escolher os óculos de sol que de fato protegerão nossos olhos?
 
Em primeiro lugar, é importante escolher o local de compra dos óculos. E o local ideal são as óticas legalmente estabelecidas, que fornecerão certificado de autenticidade das lentes e nota fiscal. Nunca se deve comprar em locais como ambulantes, feirinhas ou em outros locais que não forneçam garantias do que vendem. Algumas outras dicas para compra dos óculos de sol:
 
•  Ao comprar o produto, olhe fixamente através dos óculos para um ponto fixo e movimente-o para cima e para baixo. Caso perceba distorção na imagem, não compre;
•  As lentes podem ser de resina, cristal, espelhadas ou de policarbonato, sendo essas últimas mais indicadas para crianças;
•  O ideal é que os óculos se adapte bem ao rosto, não deixando passar luz pela lateral das lentes;
•  As lentes devem ter proteção UV, devendo estar acompanhadas de certificado do filtro anti UV do fabricante;         
                           
O uso de óculos escuros de má qualidade traz mais riscos a visão do que não usá-los. Isso porque, naturalmente, a pupila se fecha ao perceber  a entrada de luz no olho, porém, a lente escura vai inibir esse processo deixando-a dilatada no caso de pouca luminosidade causada pelas lentes escuras. A falta de filtros nas lentes de má qualidade, necessários para proteção diante desse processo, causa a entrada de radiação danosa ao olhos levando a danos nas estruturas oculares, principalmente na retina.
 
Como adjuvante na proteção aos olhos, o uso de chapéus, viseiras e guardas-sóis são fundamentais, reduzindo ainda mais a entrada de radiação UV. Uma dieta composta por vegetais de cor verde-escura, cenoura, abóbora, gema de ovo e feijão ajudam a proteger a retina, pois contém luteína que ajuda na filtragem da luz solar nociva que atinge o fundo dos nossos olhos. 

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.