Revista Saúde Perss
CAPA
Espaço Viver Bem

ENTREVISTA
Dr. Paulo Roberto Hirano
Gastroenterologia e Hepatologia
CRM 52 242474
& Equipe Multidisciplinar
Revista Saúde Perss

Dr. Paulo Roberto Hirano
Gastroenterologia e Hepatologia
CRM 52 242474
& Equipe Multidisciplinar
-
ENTREVISTA - Espaço Viver Bem
Um espaço dedicado à saúde do paciente e não apenas para o tratamento da doença. Esta é a proposta do Espaço Viver Bem Unimed Campos, um serviço de medicina preventiva com uma nova metodologia que privilegia a saúde e qualidade de vida dos que aderem ao programa.

Para a gerente de Serviços em Saúde, Érica Chagas, o objetivo da Unimed Campos é incentivar atitudes saudáveis e despertar a responsabilidade de cada indivíduo recomendando mudanças gradativas que levem a um melhor resultado em saúde. “Sabemos que o dia a dia corrido acaba favorecendo hábitos prejudiciais à saúde como: o sedentarismo e a má alimentação”.
 
Conhecendo essa realidade montamos o serviço com equipe multidisciplinar para a melhor orientação como o foco na preservação da saúde. Montamos um espaço pensado para estimular práticas saudáveis, com área para fortalecimento muscular, melhoria da capacidade aeróbica e flexibilidade.
 
Temos também, uma cozinha experimental onde promoveremos a troca de experiências, adaptações de receitas do cotidiano com práticas que tornam a alimentação mais nutritiva e saborosa. “Com essa orientação de práticas saudáveis, podemos evitar os riscos a doenças crônicas e aumentar a perspectiva de longevidade com qualidade de vida”, relatou.
 
Além das consultas, o Espaço Viver Bem conta com atendimentos aos grupos:
•  Viver Leve;
•  Gestar Bem;
•  Saudável Mente;
•  Respire Mais;
•  Hiperdia;
•  Maturidade Saudável.
 
Todos estarão disponíveis para os beneficiários da Unimed Campos, maiores de 18 anos, que aderirem aos programas de acordo com o perfil de elegibilidade.
 
Para ter acesso, os beneficiários poderão aderir espontaneamente fazendo o contato por telefone, através de inscrição no site ou indo presencialmente ao serviço, através de encaminhamento do médico assistente ou da Rede Prestadora, além das captações realizadas pela própria equipe do Viver Bem, após análise do perfil de cada paciente.
 
De acordo com o Presidente da Unimed Campos, Dr. Rodrigo Luna Venâncio, a unidade conta com: consultórios, sala de atividades físicas e cozinha experimental para orientações sobre alimentação saudável. “Estamos preparados para atender e cuidar dos pacientes com: obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas, porém nossa proposta é de que ele tenha sua saúde estabilizada e possa ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
 
O Coordenador Médico do Espaço Viver Bem, Dr. Paulo Hirano, avalia a iniciativa inovadora da Unimed Campos, com foco na saúde e não na doença e dá outros esclarecimentos.
 
SP - O que o Viver Bem traz de novidade?
PH - O Viver Bem traz um novo conceito de cuidar, no qual é privilegiado o gerenciamento do cuidado da saúde dos nossos assistidos. A prevenção e promoção da saúde é que determinam as nossas ações que são planejadas e organizadas pela equipe multidisciplinar responsável pelo acolhimento, atendimento e resolução dos problemas de saúde dos nossos pacientes, ou seja, um cuidado integral permanente. Podemos ressaltar dentre nossos objetivos, o prevenir e o cuidar, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para os nossos clientes assistidos.
 
SP - Quantas pessoas já estão cadastradas?
PH - Mais de 600 pacientes cadastrados nos programas passaram a ter a saúde gerenciada pela equipe multidisciplinar do Viver Bem, formada por: médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e educador físico.
Como o atendimento é multidisciplinar, a Saúde Press ouviu os outros especialistas, que compõem a equipe, dentre elas, a enfermeira, Rebeca Almeida, que afirma ser fundamental, observar o paciente como um todo.
 
SP - Como a enfermagem se integra a essa equipe multidisciplinar?
RA - O enfermeiro faz o trabalho de acolhimento de forma humanizada, tendo o foco no cuidado integral, compreendendo seu contexto de vida, valores e crenças através da escuta qualificada. Dessa forma, realiza assistência na promoção e prevenção de saúde, tratamento, reabilitação e prevenção de agravos em todas as fases de sua vida.
 
SP - O foco está na medicina preventiva, como se dá a abordagem?
RA - Tendo como base o contato direto com as pessoas, a enfermagem na medicina preventiva representa uma peça fundamental dentro da equipe multidisciplinar, sendo responsável por acompanhar a evolução dos beneficiários, além de atuar com os outros profissionais da equipe de saúde na corresponsabilidade do processo saúde-doença, com propósito de estimular a melhoria da qualidade de vida, visando ao bem-estar físico e emocional.
Após a consulta de enfermagem, o paciente é direcionado para a avaliação da médica da família e comunidade, a Dra. Lara Silveira de Souza da Costa Padilha.
 
SP - Como se dá atuação dessa especialidade médica, no programa?
LP - O médico de família e comunidade realiza atendimento individualizado, entendendo seu contexto de forma integral, sendo capacitado para atuar em todas as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, idade adulta e terceira idade), tendo uma escuta qualificada nas necessidades dos beneficiários, proporcionando atendimento humanizado e fortalecendo o vínculo médico-paciente.
 
SP - O plano de cuidado é individualizado, porém, outros olhares de avaliação são observados?
LP - Esse atendimento é realizado de forma conjunta com a equipe multidisciplinar para garantir o cuidado integral e construir um plano de cuidado personalizado. Desse modo, cria-se um espaço de intervenção favorecendo à promoção da saúde e à prevenção de doença, justamente por não realizar um atendimento com foco exclusivo na patologia.
A saúde mental do paciente, também é observada, dentre as especialidades do Espaço Viver Bem, conforme relata a psicóloga, Mariana Carvalho, ao Saúde Press.
 
SP - Nessa nova proposta, a psicologia atua de que forma?
MC - O trabalho do psicólogo na medicina preventiva é voltado para a análise do comportamento do ser humano, com o objetivo de ajudá-lo a enfrentar problemas emocionais, além de cuidar da saúde mental dos indivíduos, identificando os fatores psicológicos que podem levar ao adoecimento e indicando as mudanças de comportamento necessárias para a manutenção da saúde.
 
SP - A psicologia também pode auxiliar no processo de mudança de comportamento?
MC - Atua na prevenção das doenças crônicas, intervindo diante dos diferentes estágios motivacionais dos beneficiários, ensinando técnicas que contribuem para mudanças de comportamentos, isso sem falar na participação do psicólogo em iniciativas de medicina preventiva, diretamente ligadas à sua área de atuação, como: o suporte ao idoso, gestantes, pacientes pré ou pós-cirurgia bariátrica ou a pessoas que sofrem com transtornos alimentares, alcoolismo, tabagismo, ansiedade, depressão e estresse.
Já a educadora física, Nathalia Barbosa, a prática de atividades físicas pode ser utilizada com sucesso tanto na prevenção primária quanto na prevenção secundária.
 
SP - A prevenção influencia positivamente de que forma?
NB - Além de evitar o surgimento de uma série de doenças, ela é fundamental para reverter os crescentes resultados nos índices de sedentarismo e obesidade entre a população brasileira.
 
SP - As atividades físicas podem prevenir doenças?
NB - A pessoa que pratica exercícios físicos regulares consegue reduzir a quantidade de gordura no corpo e aumentar sua massa muscular. Dois fatores extremamente benéficos para impedir o desenvolvimento de doenças como: câncer, hipertensão, osteoporose e diabetes, além de melhorar a função cardiorrespiratória com maior captação de oxigênio pelas células, auxiliando na melhora da qualidade de vida.
 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:
 
Érica Chagas - Gerente de Serviços em Saúde.
Rebeca Almeida - Enfermeira | COREN 49 0200/RJ.
Dra. Lara Silveira de Souza da Costa Padilha - Médica da Família | CRM 52 0107608-6.
Mariana Carvalho - Psicóloga | CRP 05 49235.
Nathalia Barbosa - Educadora Física | CREF 03 0643.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.