Revista Saúde Perss
CAPA / ENTREVISTA
Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
Ortodontista
CRO-RJ 31 162

Revista Saúde Perss

Dr. Alexandre Machado Gomes
Nutrologia e Gastroenterologia
CRM 83846-2
Pós-graduação em nutrologia pela ABRAN-SP
Pós-graduação em gastroenterologia pela IPEMED-MG
dralexandremgomes@gmail.com
OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NA OBESIDADE
A obesidade é considerada um problema de saúde pública, caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, acarretando inúmeros prejuízos para saúde mundial. Além dos problemas fisiológicos, é possível associar o excesso de peso com problemas sociais, como os “corpos perfeitos” divulgados pelas mídias e diversos fatores psicológicos. A obesidade tem como origem múltiplos fatores, envolvendo aspectos ambientais e genéticos, apresentando elevada prevalência no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, indica que 53% da população brasileira estão com excesso de peso e 45,8% praticam uma atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br).

O exercício físico e a musculação aparecem como possibilidades para a diminuição do excesso de peso sem o uso de medicações. Nos dias atuais, a musculação é uma das práticas esportivas que está mais presente no cotidiano das pessoas, devido ao crescimento das academias. Uma das estratégias para o tratamento da obesidade é a realização de atividade física regular, visando o gasto calórico, e o aumento de massa magra com os treinamentos resistido, que além do controle dos níveis séricos de glicose, triglicerídeos e colesterol, promove um aumento no metabolismo e assim, maior gasto energético.

A realização de atividade física acarreta inúmeros benefícios, como: a melhora na autoestima, aumento da força e tônus muscular, associado também na diminuição da depressão. A prática do treinamento resistido (exercício físico realizado com pesos adicionais, podendo ser objetos ou o próprio corpo) está associado à promoção da saúde e na prevenção de diversas condições, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

Embora o treinamento resistido seja eficiente nos programas de atividade física, sua prática ainda é negligenciada, havendo uma elevada recomendação por exercícios aeróbicos, inclusive para os praticantes obesos. Entretanto, um estudo indica que exercícios mais vigorosos têm maior eficácia para ganho de massa muscular e perda de gordura corporal (Zemková E, et al. muscular power during a lifting task increases after three months of resistance training in overweight and obese individuals. sports, 2017);

A obesidade é um problema mundial e atinge todas faixas etárias e o treinamento resistido apresenta benefícios para a saúde dos praticantes de diferentes idades, apresentando alterações positivas no perfil bioquímico de crianças com obesidade, ganho de força e capacidade funcional em idosos com obesidade sarcopênica (redução de massa muscular), benefício funcional e perda de peso em adultos mais velhos, perda e manutenção do peso corporal em adultos.

Diante dos fatos apresentados é impossível negar os diversos benefícios para a saúde de obesos praticantes de musculação, entre eles, o ganho de massa magra, a perda de peso, a melhora no condicionamento físico, os ganhos na capacidade funcional, entre outros. Embora seja possível observar várias vantagens na prática da musculação, outras medidas podem e devem ser elaboradas para um maior ganho na saúde desses praticantes, como associação da alimentação orientada por nutricionista com intuito de perda de peso.

Conclui-se que há uma enorme necessidade de programas de promoção e prevenção da saúde, com estímulo à prática dos exercícios físicos que alcancem toda população, inclusive pessoas com sobrepeso e obesidade, sendo desenvolvido também, programas específicos para todas as idades (adolescentes, adultos e idosos).

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.