Revista Saúde Perss
CAPA / ENTREVISTA
Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
Ortodontista
CRO-RJ 31 162

Revista Saúde Perss


Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
Ortodontista
CRO-RJ 31 162
-
ENTREVISTA - Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
UMA FAMÍLIA DE ORTODONTISTAS QUE TRAZ NOVIDADES PARA CAMPOS

          Uma pessoa seguir a profissão de um familiar e o melhor, tornar-se tão bem sucedido quanto e, a partir daí, formar uma equipe de trabalho, seria questão de genética ou herança ideológica? Esse, pode ser o exemplo dado pelo ortodontista Vinícius Alcantara Cunha Lima, 38 anos, sendo 15 deles dedicados à profissão "herdada" de sua mãe, Célia Alcantara Cunha Lima, também ortodontista, e de seu pai Antenor Araújo Lima, empresário do ramo odontológico. Embora esta não tenha apontado a profissão para o filho, o convívio e senso de profissionalismo dentro de casa fizeram com que ele seguisse o mesmo caminho.

E não para por aí essa tal genética ou herança ideológica. Dr. Vinícius tem um irmão, Dr. Leonardo Alcantara Cunha Lima, que também é ortodontista. E para completar a equipe familiar, sua esposa Sarita Maria de Oliveira Nery Lima é ortodontista e também, radiologista e estará implantando, a partir de 2020, um centro radiológico em Campos dos Goytacazes, voltado para a odontologia em suas diversas especialidades. Vinícius e Sarita têm duas filhas, Marina 7 anos e Helena 3 anos. Serão dentistas também?... 

Pronto, fechou o quadro de profissionais da área da odontologia. Não poderia acontecer outra coisa numa família com pessoas de profissões da mesma área senão estarem reunidos em uma clínica. Foi assim, que surgiu em Campos, na Pelinca, a Ortoclinest, inicialmente focada na área odontológica e atualmente, abrangendo também, a área médica, com o Dr. Guilherme Alcantara Cunha Lima, endocrinologista e Dra. Priscilla Damião Araújo Lima, reumatologista.

 Além de sua atuação na Ortoclinest, Dr. Vinícius, que tem mestrado em ortodontia, também é professor do curso de pós-graduação em ortodontia do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).

A ortodontia é a especialidade odontológica que corrige o posicionamento inadequado dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes que não se encaixam corretamente podem ser perdidos precocemente devido ao trauma causado pela força da mastigação incorreta e são difíceis de serem mantidos limpos, o que favorece o aparecimento da doença periodontal cuja principal sequela é a perda do osso de sustentação dentária.

         O tratamento ortodôntico pode ser feito com dispositivos removíveis e ou fixos. O aparelho ortodôntico fixo convencional, com ligaduras (borrachinhas), foi e ainda é, utilizado com êxito, embora possibilitem tratamentos de longa duração. Vêm atualmente sendo substituído pelo autoligado no qual o fio ortodôntico atua com menor atrito e movimentação é mais rápida.

Ambos podem ser oferecidos na versão metálica ou estética.

Mais recentemente, os alinhadores invisíveis o Invisalign®que são removíveis,têm sido utilizados e esta nova tecnologia já está sendo oferecida na Ortoclinest, pelo Dr. Vinícius.

Estudos recentes mostram que a grande maioria da população brasileira precisa de tratamento ortodôntico e isso, ocorre devido à miscigenação racial, a mistura de etnias da qual se originou o povo brasileiro, que traz características físicas típicas de várias raças. Assim, crianças com proeminência ou retrusão facial, por exemplo, com o queixo ou a maxila (parte superior da arcada dentária) acentuadamente para a frente ou para trás, e ou com assimetrias que comprometem a estética podem ser facilmente tratadas.

Ortodontia vai além do simples alinhamento de dentes.

Melhoria da estética facial é importante e possível pelo redirecionamento do crescimento na região onde este é desfavorável, como, por exemplo, pela inibição do crescimento ósseo quando este ocorre além do esperado ou estímulo em áreas da face pobres em crescimento.

O sorriso e a face agradáveis aumentam a autoestima e abrem oportunidades sociais e profissionais, apontam estudos da área de ortodontia e de psicologia.

 A má oclusão pode acarretar outros problemas, que vão além da estética e inclui a dificuldade na mastigação, deglutição e pronúncia de fonemas.

Bem conhecida da população, devido ao aumento da frequência com que vem ocorrendo, é disfunção temporomandibular (DTM). A causa deste problema não é exclusivamente devida às más oclusões e, embora a participação da oclusão deficiente possa desencadeá-la, o tratamento pode requerer ação multidisciplinar. Apresenta sintomas de dor na região articular que pode ser irradiada aos músculos da mastigação, com dores de cabeça. Simulação de dor de ouvido também é frequente (a articulação temporomandibular (ATM) está localizada muito próxima ao conduto auditivo). O diagnóstico diferencial deve estar bem estabelecido, para o correto tratamento.

 Desta forma, mais do que um problema estético má oclusão é também, um problema de saúde. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda - acrescenta Dr. Vinícius, que dá outras informações sobre o Invisalign® esse novo aparelho invisível removível, os alinhadores transparentes.

SP - Como funciona o produto?
VCL - O tratamento começa com uma consulta com ortodontista treinado por Invisalign® que avaliará o paciente e criará um plano de tratamento digital exclusivo, que mapeia os movimentos exatos dos dentes daquele paciente. Depois que o plano for apresentado aprovado, os alinhadores serão criados.
Os alinhadores transparentes Invisalign® são projetados para aplicar a quantidade certa de força na região e momento certos durante o tratamento.
 O progresso é monitorado para garantir que os alinhadores se encaixem corretamente.
Os pacientes são instruídos a usar cada conjunto de alinhadores por 20 a 22h/dia, mudando para um novo conjunto desses dispositivos a cada 1 ou 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista. Cada conjunto de alinhadores irá suave e gradualmente colocar os dentes no lugar, de acordo com seu plano de tratamento individual e personalizado, até que o novo sorriso seja alcançado.

SP - Em quanto tempo de uso já é possível ver o resultado?
VCL - Em média, o tempo de tratamento de Invisalign® é de 12 a 18 meses com base no uso de duas em duas semanas, embora muitos pacientes possam começar a ver os resultados em questão de semanas.

SP - Qual o tempo máximo de tratamento?
VCL - A duração do tratamento depende de múltiplos fatores, incluindo a complexidade do caso e a frequência com que um paciente usa seus alinhadores. O ortodontista determinará exatamente a duração do tratamento, com base no planejamento específico para o problema apresentado e nos objetivos a serem alcançados.

SP - Tem alguma contraindicação?
VCL - Os alinhadores podem tratar quase todos os problemas comuns de alinhar os dentes, do simples ao complexo. Um ortodontista certificado Invisalign® pode determinar se um indivíduo é um bom candidato para o tratamento.

SP - Quais os problemas mais comuns que podem ser tratados com essa técnica?
  Dentes apinhados: quando você não tem espaço o suficiente na mordida para que todos os dentes se encaixarem naturalmente. Eles podem se agrupar, sobrepor e torcer, às vezes sendo empurrados para frente ou para trás;
  Sobremordida: dentes superiores sobrepondo-se aos inferiores, chegando a escondê-los nos casos mais graves. A maioria das pessoas possui ao menos um pouco de sobremordida;
  Prognatismo: quando dentes inferiores ficam à frente dos superiores ao fechar a boca. Em alguns casos, isso é um problema consequente da mandíbula (maxilar inferior) ter se desenvolvido mais que a maxila (maxilar superior);
  Mordida cruzada: ocorre quando apenas alguns ou todos os dentes superiores se encaixam em uma posição atrás dos inferiores, deixando de seguir um padrão considerado normal;
  Diastema: quando existe espaço extra entre dois ou mais dentes; seu dentista chama isso de “problemas de espaçamento” ou “diastema”;
  Mordida Aberta: dentes superiores não encostam com os inferiores quando a boca está fechada. O paciente se queixa de não poder cortar a linha com os dentes...
  Entre outros...

SP - Quais as outras vantagens do novo aparelho?
VCL - Invisalign® apresenta melhor ajuste em relação a outros alinhadores com resultados mais rápidos em torno de resultado 50%, graças ao material inovador; inovações mudam sorrisos com maior previsibilidade e controle.

SP - Quais as novidades que estão por vir ainda na Ortoclinest?
VCL - A estimativa é de que a clínica ainda neste ano promova, a pedido de pacientes, a expansão em planos odontológicos, além do atendimento particular, social e Petrobrás, já existentes e a agregação de novos profissionais à equipe.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.