Revista Saúde Perss
CAPA / ENTREVISTA
Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
Ortodontista
CRO-RJ 31 162

Revista Saúde Perss

Dra. Karine Portilho Franco Frazão
Dermatologia
CRM 52 101628-9
Pós-graduação em dermatologia pela
Santa Casa de Misericórdia do RJ - Hospital Gamboa
karinepfranco@hotmail.com
CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO
O conteúdo de água e a proteção da sua função de barreira são fatores essenciais para a saúde e a manutenção da aparência da pele. Fatores ambientais, como: tempo seco, exposição ao vento, temperaturas baixas e doenças de pele são condições diretamente associadas ao aparecimento de xerose cutânea. A parte da pele mais afetada nesses casos é a camada mais externa da epiderme, o estrato córneo, composto por corneócitos com seus fatores naturais de hidratação e uma bicamada lipídica intracelular, que, quando estão funcionando em harmonia, garantem a integridade e a hidratação da pele.

No inverno o clima fica mais seco por causa da baixa umidade do ar, isso acaba ressecando muito a pele e deixando com um aspecto grosso, craquelado, sem brilho natural e deixa de ser saudável.

A oleosidade tegumentar é muito importante para proteger o corpo do frio, das bactérias, fungos, vírus, dos poluentes do ar e do contato com alérgenos como: poeira, mofo e fibras de tecidos. No outono e inverno, temos o mau hábito de tomar banhos quentes e demorados, o que reduz ainda mais a oleosidade natural, deixando a pele seca e vulnerável.

É muito comum no período de tempo frio, diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

Sobre tratamentos dermatológicos nessa estação, temos o peeling químico e tratamentos a laser por exemplo. O peeling químico envolve a remoção de células mortas e prioriza suavizar as alterações decorrentes do envelhecimento da pele, contribuindo em seu aspecto saudável e a melhora da sua aparência. É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Esta camada se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir. É um tratamento rejuvenescedor que devolve o brilho, fecha os poros, melhora a oleosidade e a textura da pele. Também possui muita eficácia para rugas finas, cicatrizes superficiais, acne (espinhas), melasma, manchas de sol e hiperpigmentação pós-inflamatória.

Dicas para manter a pele hidratada

  Beber no mínimo 2 litros de água.
  Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico que protege a pele.
  Trocar o sabonete por uma loção de limpeza não gordurosa. É que no inverno as glândulas sebáceas trabalham menos e a oleosidade do corpo diminui naturalmente. Por isso, é importante não retirarmos o pouco de oleosidade que resta usando sabonetes.
  Escolher um bom hidratante corporal também faz toda a diferença. Na hora de nutrir a pele, os ativos mais potentes e interessantes de investir são: a manteiga de karité, glicerina, vitamina E, ureia e, os antioxidantes. Os esfoliantes não devem ser utilizados em excesso, pois podem remover a camada de proteção natural devido à sua ação abrasiva, deixando a pele opaca, seca e mais propensa a manchas.
  Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Um batom emoliente é o caminho seguro para umidade em dose certa. Mas nem sempre isto basta. Se apesar do uso do batom, os lábios continuarem ressecados, utilizar vaselina ou protetor labial em creme.
  Usar filtro solar diariamente. O sol, ainda que mais fraco, continua emitindo as radiações ultravioletas, que são responsáveis por danos causados à pele, como: o envelhecimento precoce. Uma alternativa é investir em produtos multifuncionais, que aliam hidratação, FPS e antioxidantes.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.