Revista Saúde Perss
CAPA / ENTREVISTA
Dr. Vinícius Alcantara Cunha Lima
Ortodontista
CRO-RJ 31 162

Revista Saúde Perss

Dr. Roberto Miotto
Urologista
CRM 52 40832-8
Diplomado pela FMC
roberto.miotto@bol.com.br
DISTÚRBIOS DA EJACULAÇÃO: EJACULAÇÃO PRECOCE
A Sociedade Internacional de Medicina Sexual define: a ejaculação ocorre sempre ou quase sempre antes ou dentro de um minuto da penetração vaginal ou redução clinicamente significante no tempo de latência, aproximadamente 03 minutos ou menos, com incapacidade de retardar e ejaculação, em todas ou quase todas as penetrações vaginais, apresentando consequências pessoais negativas como: ansiedade, frustração ou até mesmo evitar a intimidade sexual. É muito importante sabermos que a ejaculação precoce ocorre entre 04 e 39% dos homens em geral sendo considerada a desordem sexual masculina mais comum. O tempo médio de ejaculação intravaginal normalmente é de aproximadamente 5,4 minutos e diminui com a idade e varia entre os países. Muitos homens têm uma percepção subjetiva deste tempo achando serem portadores de ejaculação precoce, porém com tempo de latência normal ou mais longo que o habitual. O diagnóstico baseia-se na história médica e sexual, exame físico e exames laboratoriais, para caracterizar o tempo aproximado entre a penetração e a ejaculação. O tratamento varia desde exercícios durante masturbação para tentativa de melhor controle da sensibilidade, tratamento psicológico para diminuir ansiedade e melhora do relacionamento com sua parceira e uso de medicamentos como: antidepressivos, ansiolíticos, vasodilatadores das artérias do pênis se associados à disfunção erétil como também a anestésicos locais para diminuir a sensibilidade.

Ejaculação retrógrada

É a ejaculação parcial ou total para o interior da bexiga como consequência da abertura do colo da bexiga durante a emissão do sêmen. Pode ser secundária a problemas anatômicos (após cirurgia de próstata, colo vesical, válvulas de uretra posterior), neurológicos (pós-cirúrgicos, traumáticos, neuropatia diabética, esclerose múltipla) ou substâncias farmacológicas que relaxem a uretra posterior. O diagnóstico é feito com história clínica e patológica pregressa, uso de medicamentos e pesquisa de espermatozóides em exame de urina após ejaculação.

O tratamento varia com a causa, com resultados melhores quando relacionados a medicamentos e em alguns casos de causa neurológica, porém quase nenhum para pós cirúrgicos.

Ejaculação retardada

A ejaculação retardada corresponde à dificuldade persistente e recorrente em alcançar o orgasmo após estímulo sexual suficiente, que causa estresse no individuo (Fórum Internacional de Disfunção Sexual).

Considera-se que tempo de latência para ejacular superiores a 25 a 30 minutos associadas a estresse ou parada da atividade sexual por exaustão física ou irritabilidade qualificam o diagnóstico. Como causas qualquer doença médica, psicológica ou drogas que interfira com o controle da ejaculação como: neuropatia diabética, cirurgias pélvicas, uso de antidepressivos e abuso alcoólico. O tratamento é multidisciplinar com urologista, terapeuta sexual e psicólogo.

Anenjaculação

Condição onde não tem produção do sêmen secundária a não formação congênita das vesículas seminais e próstata, por obstrução dos ductos ejaculadores, ou até mesmo, por retirada cirúrgica destes órgãos.
Nestes casos, não existem tratamento.

Anorgasmia

         Anorgasmia, pode ser definida como: inibição recorrente ou persistente orgasmo.  Existem vários tipos de anorgasmia: primária quando o homem nunca teve um orgasmo; secundária quando era normal e após começou a ter distúrbio; situacional somente em algumas situações e/ou determinadas parceiras, mas em outras situações tem orgasmo normalmente e generalizada, quando tem incapacidade para orgasmo em qualquer situação.

O tratamento baseia-se nas mudanças do estilo de vida, terapia sexual e medicamentos pra estimular a esfera sexual.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.