Revista Saúde Perss
CAPA
Rad-Med
Revista Saúde Perss
ENTREVISTA
Dr. Carlos Mário Mello de Souza
Radiologia
CRM 52 32139-2
Revista Saúde Perss
Dr. Carlos Fabian Seixas de Oliveira
Médico-Oftalmologista
CRM 5270262-5
Diplomado pela FMC
Membro do CBO e SBO
carlosfabian@globomail.com
HIGIENE OCULAR, O QUE DEVEMOS SABER?
Dormir sem remover cuidadosamente a maquiagem faz mal para os olhos? Sim, faz mal para os olhos. A maquiagem dos olhos requer cuidadosa retirada e limpeza da zona ocular. Se isso não ocorrer, durante o sono, partículas do cosmético podem entrar facilmente nos olhos causando irritações nesses e na pele em volta dos olhos, podendo causar até inflamações.

Para os bebês, existem formas mais ou menos corretas para lavar seus olhos? Sim, existem formas mais corretas de se lavar os olhos dos recém-nascidos e dos bebês. Ao lavar os olhos dos pequenos deve-se fazer movimentos de leves para moderada intensidade de cima para baixo em direção ao nariz. Se os olhos forem esfregados de baixo para cima a pálpebra pode desprender-se ligeiramente do globo ocular, e assim permitir que impurezas que já estejam nas bordas das pálpebras penetrem nos olhos. Secreções ásperas podem com isso, causar danos na córnea.

Não devemos colocar os dedos nos olhos ou coçá-los? Verdade. Nossas mãos são sempre contaminadas, e por isso, não se deve coçar ou colocá-las nos olhos. O ato de coçar com frequência pode inclusive, induzir ao astigmatismo, e em casos severos, levar ao ceratocone. Sem contar que germes como: vírus e bactérias podem ser passados aos olhos pelas mãos.

Utilizar colírios nos olhos, diariamente, sem consultar um médico faz bem à saúde? Nem em sonho devemos pingar qualquer coisa nos olhos sem consultar o oftalmologista. O melhor colírio para nossos olhos são as próprias lágrimas.

Os olhos são considerados órgãos limpos? Sim, os olhos possuem um sistema de proteção muito eficiente composto pelas lágrimas que possuem substâncias antissépticas e microbicidas, pelas pálpebras, cílios e sobrancelhas, barreiras naturais que fazem com que não seja necessário limpar os olhos a toda hora.

Ao lavar os olhos e o rosto pela manhã, os primeiros já ficam suficientemente limpos para o resto do dia? Verdade. Só em casos muito específicos, se fazem necessários outras medidas de higiene, além daquelas pela manhã e que devem ser indicadas somente pelo médico.

Pessoas expostas ao ar condicionado por longos períodos do dia e que trabalham à frente do computador necessitam tomar alguns cuidados? Sim, pois o ar condicionado retira a umidade do ambiente, tornando-o mais seco, e com isso, ressecando os olhos. É importante a umidificação do local de trabalho com um simples vasilhame com água. O computador é mais um agravante, pois piscamos menos na frente da tela sem percebermos, e com isso, se produz menos lágrimas levando ao ressecamento dos olhos. Pausas de 5 minutos a cada 2 horas de trabalho no computador são fundamentais para se evitar sintomas como: peso nos olhos, sensação de ciscos, ressecamentos e vermelhidão.

Lavar os olhos com infusões de rosa branca ou camomila para tratar inflamações dos olhos são úteis?
Além de não serem úteis, podem piorar uma eventual inflamação dos olhos podendo causar mais irritação e reações alérgicas.

9) Usar cosméticos de terceiros e fora da validade não causam consequências ruins para os olhos? Mito. Usar maquiagem de terceiros pode causar inflamações nos olhos, como a conjuntivite. Produtos fora da validade podem também causar infecções e reações alérgicas.

Influências externas podem originar doenças nos olhos? Verdade, pois o contato direto com ar seco, bactérias, poluentes do ar, vento, cosméticos, podem dar origem a inflamações podendo evoluir para doenças mais sérias, se não tratadas a tempo e a contento pelo médico, principalmente, pondo em risco a integridade da córnea.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.