Revista Saúde Perss
CAPA
Rad-Med
Revista Saúde Perss
ENTREVISTA
Dr. Carlos Mário Mello de Souza
Radiologia
CRM 52 32139-2
Revista Saúde Perss
Dr. Carlos Mário Mello de Souza
Radiologia
CRM 52 32139-2
ENTREVISTA Dr. Carlos Mário Mello de Souza
Fundada em 1988, a Rad-Med foi idealizada pelo Dr. Carlos Mário Mello de Souza e, desde, então é referência na região em diagnóstico por imagem com investimentos em inovação e tecnologias avançadas, assumindo posição de elevado conceito na cidade e em todo Norte e Noroeste Fluminense.

SP - Dr. Carlos, o senhor nasceu em Campos? Como é seu núcleo familiar?
CM - Nasci em Campos. A minha história foi construída alicerçada por minha base familiar, esposa, a dentista e bacharel em direito, Dulce Mary Drumond Coutinho de Souza e o casal de filhos, Lívia e Felipe. A Lívia é administradora de empresas e cursa arquitetura e o Felipe é advogado, com uma promissora carreira na advocacia criminal.

SP - E quanto à sua formação acadêmica?
CM - Meu histórico educacional inclui o ensino secundário no Liceu de Humanidades e o ensino universitário na Faculdade de Medicina de Campos, concluída em 1978. Fiz residência médica no Hospital da Lagoa e, na sequência, especialização na UFRJ. Lá mesmo, no Hospital do Fundão, fiz pós-residência médica, que me possibilitou aprendizagem de outros métodos na área.

SP - E como surgiu a ideia de criar a Clínica Rad-Med?
CM - Após 10 anos de formação, em 1988 inaugurei a Rad-Med, porque percebi a necessidade de trilhar um caminho que ainda não existia em Campos; sendo pioneiro em praticamente todos os métodos de exames de alta resolução e tecnologia, com equipamentos de ponta, nos equiparando aos grandes centros do país.

A primeira sede da Rad-Med foi uma casa com arquitetura em estilo antigo, um patrimônio histórico, que pertenceu ao Dr. Pereira Nunes, em frente ao Palácio da Cultura. Primamos por preservar sua estrutura original suntuosa e oferecer conforto aos nossos pacientes. Lembro-me que até mesmo a decoração era acolhedora, fazia lembrar uma casa. A sala de espera contava com sofás confortáveis e tapetes.

Já, naquela época, procurávamos oferecer aos pacientes uma experiência importante e prazerosa. Um exemplo é que cada avental era lavado, perfumado e ensacado individualmente, uma prática mais comum nos dias de hoje; mas, inovadora e pioneira para a época. Eu e minha esposa trabalhávamos muito, quase 18h por dia. Eu, muitas vezes, atuava como médico, técnico, secretário e datilógrafo, mas, com resultado excepcional, pois, trouxe a oportunidade de conhecer de perto cada um de nossos pacientes, hoje, amigos da Rad-Med.

SP - Certamente é motivo de orgulho para o senhor e sua família o pioneirismo e fazer parte da história de nossa cidade, não somente pelos equipamentos de ponta, mas diferencial em atendimento e exames?
CM - Me orgulho não somente sobre as inovações que trouxemos no cenário profissional e tecnológico; mas também, na prática da humanização da medicina. Os pacientes sentiam-se afagados e, não apenas mais um. Eram recebidos com calor humano, preocupação, zelo e esse diferencial era notado e elogiado por todos e conservado até o presente.

Com o tempo, começamos a procurar um espaço maior que possibilitasse a expansão dos serviços e maior conforto, sempre focados na humanização do atendimento.

SP - E quando vieram para a sede atual?
CM - Em maio de 2001, inauguramos a sede no Jardim São Benedito, uma casa também histórica, com arquitetura antiga, que pertencera ao Dr. Écio Bruno, um ser humano maravilhoso, invejável, brilhante advogado, profissional extremamente capaz. Acredito que temos um sustentáculo espiritual muito forte, devido aos ilustres proprietários das casas adquiridas para sedes da Clínica.

SP - Já nesta nova sede, quais foram as mudanças e investimentos?
CM - De 2001 para cá, fomos aperfeiçoando as técnicas e investindo em equipamentos sofisticados. A época, éramos os únicos do Estado a oferecer exames em um mamógrafo Siemens, com estereotaxia digital, um equipamento para tomografia multislice, ultrassons digitais e raios x com intensificador de imagem.

Meu pioneirismo me proporcionou a grata satisfação de ser convidado pela Johnson como um dos 12 radiologistas brasileiros a acompanhar o lançamento do Mammotome, biópsia mamária a vácuo, em San Diego, Califórnia, instruídos pelo renomado Dr. Steve Parker. Após aproximadamente 2 meses, a Johnson inseriu o método no Brasil, foram vendidos 3 exemplares, e um deles, veio para Campos, para a Rad-Med, até hoje, o único na cidade.

Também somos pioneiros no estado do Rio de Janeiro em tomógrafo computadorizado multislice, óculos 3 D com sistema de navegação, em ressonância magnética aberta, com o tempo substituído pela ressonância digital de alto campo digital, alta tecnologia em prol de nossa comunidade.

Como a tecnologia é extremamente dinâmica, fomos aperfeiçoando o tomógrafo, inclusive, para atendimento específico ao coração, com equipamento capaz de realizar exames de maior resolutividade e rapidez; também, equipamentos únicos na região com 160 cortes, gerando imagens inimagináveis, trazendo resultado e reconhecimento.

SP - E qual foi a última aquisição que inspirasse destaque?
CM - Há um ano e seis meses, dentro desse espírito empreendedor, a última aquisição foi um aparelho para mamografia de ultraresolução com tomossíntese mamária (tomografia mamária). Imagine, que somente há oito meses, o Inca adquiriu um equipamento semelhante. Fomos os primeiros no estado do Rio e Espírito Santo. Esse aparelho é o mesmo encontrado em grandes hospitais das capitais como: Albert Einsten, Sírio Libanês, Fleury, CDPI, Alta. É um equipamento de hiperponta, que aumenta em 41% a detecção de cânceres invasivos em estado inicial, para oferecer melhor qualidade de vida à paciente. Uma outra vantagem, é que o método reduz a margem de reconvocação para reexame.

Outro ponto interessante e importante diferencial da Rad-Med é possibilitar em nossos exames, em uma única exposição, realizar tanto a mamografia, quanto a tomossíntese e a C-view (mamografia sintetizada), sendo realizados de rotina a todas as pacientes que nos procuram para realizar sua mamografia, fornecendo laudo muito mais concluso, para todas as pacientes, subsídios importantes para diagnóstico precoce de câncer de mama.

Contamos também, com equipamento para biópsia mamária 2D e 3D, destaque para o  aparelho “Affirm” (biópsia mamária por tomossíntese (3D) e também, por estereotaxia (2D), que apresenta a comodidade de fazer todos os tipos de biópsia, com rapidez e precisão, em aproximados 15 minutos. Além desse aparelho, somos os únicos em Campos a realizar biópsia mamária e marcação pré-cirúrgica por ressonância magnética, que permite visualização com consequente biópsia ou marcação de algumas lesões não visíveis por outros métodos.

Desde maio do ano passado, fizemos um Centro de Estudos da Mama, com todos os equipamentos modernos e automatizados citados, de alto nível, para avaliação, além de mesas para biópsia digitais automatizadas, que nos têm possibilitado diagnósticos, que antes, não eram realizados em nossa cidade. Nos traz muita satisfação, poder contribuir para melhor qualidade de vida das pessoas, por meio de diagnósticos precisos a partir dessas maravilhas tecnológicas, com possibilidade de salvar vidas.

SP - Essa é a missão da Clínica, que corrobora com seus valores?
CM - Exato, os valores nos quais pautamos todas as nossas atividades são: o bem-estar e saúde de nossos pacientes em primeiro lugar, solidariedade e sensibilidade para entender a situação do outro, excelência nos serviços prestados, respeito e integridade. Sempre com muito entusiasmo, paixão e inovação.

SP - Um dos equipamentos adquiridos recentemente permite dentre outras funções, a avaliação de atletas?
CM - Nosso equipamento de densitometria óssea, diferenciado, permite avaliação de corpo total, gordura visceral e massa corporal, que pode ser utilizado não somente para diagnóstico de osteoporose; mas também, um para avaliação de composição corporal e massa de atletas e ginastas.

SP - A modernização não está focada apenas nos equipamentos. O site apresenta mudanças tecnológicas, também, no agendamento de exames.
CM - Investimos recentemente em modernização do sistema administrativo e médico, em breve, será entregue aos nossos pacientes e a classe medica, a facilidade da entrega de laudos pela internet, disponibilizando acesso dos médicos, em seus consultórios, visualização dos resultados on-line. O paciente também, sem sair de casa, poderá baixar seu exame e imprimi-lo com maior facilidade. A marcação poderá ser realizada on-line, por whatsapp, e-mail, aumentando a dinâmica de atendimento.

Pensando em oferecer maior comodidade aos nossos pacientes, oferecemos também, um amplo estacionamento, gratuito.

SP - Fale aos nossos leitores um pouco sobre a equipe clínica, responsável pelo profissionalismo e zelo aos pacientes.
CM - Quanto ao corpo clínico, há um grupamento médico, de alto nível, presente na clínica todos os dias; e um grupamento, que nos assiste diariamente, através de videoconferência, dirigido pelo Dr. Nelson Fortes (neuroradiologista) e pelo Dr. Abdala Escaf, com sua equipe de profissionais altamente qualificados; todos, com experiência na Europa e Estados Unidos, que nos permite entregar qualidade e segurança nos resultados para todos os médicos e seus pacientes; nos orgulhando, em produzir alto padrão em diagnóstico por imagem.

Na área cardiológica, quem nos assiste é o Dr. Roberto Cury e sua equipe, especialistas em coração e artérias coronárias. Para maior segurança na realização dos procedimentos, todos os pacientes são previamente examinados e acompanhados por um cardiologista de elevado conceito, que faz parte do nosso corpo clínico.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.