Revista Saúde Perss
CAPA
Clínica
Emagrecentro
Revista Saúde Perss
ENTREVISTA
Dra. Fernanda Guimarães
de Almeida Fróes
Nutrologia & Medicina Estética
CRM 52 84898-0
Revista Saúde Perss
Dra. Fernanda Guimarães de Almeida Fróes
Nutróloga e Medicina Estética
CRM 52 84898-0
Especializada em nutrologia pela ABRAN
emagrecentrocampos1@hotmail.com
ENTREVISTA - Dra. Fernanda Guimarães
          Uma referência em emagrecimento e medicina estética, a Clínica Emagrecentro está há oito anos em Campos dos Goytacazes. Coordenada por médicos especializados, são mais de mil atendimentos de pacientes em busca de um estilo de vida saudável e longevidade em nossa Cidade.
 
SP - A Emagrecentro é uma franquia. Como surgiu a ideia de trazê-la para Campos?
FGF - A motivação foi montar uma clínica voltada para emagrecimento e estilo de vida saudável. Primeiro, em função do índice de crescimento da obesidade, que hoje já considerada uma pandemia. Junto com meu esposo, Dr. Héssio Alonso, nós adotamos um estilo de vida saudável em nossas vidas pessoais e, isto, nos despertou interesse em nos especializarmos para este fim, em áreas como: nutrologia, longevidade saudável, medicina estética, medicina esportiva, performance. Optamos pela Emagrecentro por ser um centro especializado em Emagrecimento e estética no Brasil há 30 anos, com quase 200 unidades, com franquias fora do país. A empresa era uma forma de atender, de maneira mais abrangente, todas as necessidades dos pacientes, não somente médicas, oferecendo também, uma equipe multidisciplinar.
 
SP - E como é composta esta equipe multidisciplinar?
FGF - Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e esteticistas. Nosso diferencial é ter uma equipe com especialidades múltiplas, com acompanhamento periódico, pelo menos semanal do paciente, para garantir que todo o processo de tratamento seja assistido profissionalmente, para motivar e passar segurança para o paciente alcançar suas necessidades.
 
SP - Quais são os perigos de emagrecimento e regimes sem acompanhamento médico?
FGF - Hoje, a internet é uma ferramenta de suma importância na rotina das pessoas, mas pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Por ser uma via de acesso livre, infelizmente, muitas pessoas vão em busca de dicas para emagrecimento e receitas milagrosas, podendo trazer sérias consequências à saúde. Emagrecer não é simples, envolve questões clínicas. Como disse no início da entrevista, obesidade é uma doença clínica, que requer acompanhamento médico e multidisciplinar.
 
SP - Por que aqui os procedimentos estéticos estão muitas vezes aliados ao tratamento para emagrecimento?
FGF - Porque funcionam também como um incentivador, além de suas indicações e benefícios no tratamento. Num só lugar são encontrados vários serviços para agregar, melhorando também autoestima e bem-estar, com foco na longevidade saudável.
 
SP - E quais são os procedimentos oferecidos?
FGF - Os protocolos oferecidos são vários: tratamentos para emagrecimento, celulites, gordura localizada, flacidez, estrias, tratamentos faciais, anti envelhecimento, rejuvenescimento, e também, tratamento pós-parto.
 
SP - Esses tratamentos são indicados somente para quem tem obesidade?
FGF - Não, os tratamentos atendem também às necessidades estéticas corporais, faciais, tratamentos completos inclusive para performance, para pacientes que buscam melhor rendimento em suas atividades esportivas.
 
SP - Há equipamentos que são utilizados para esses tratamentos?
FGF - Sim. Dispomos de todos os equipamentos que seguem as tecnologias e tendências atuais, baseados em conhecimentos científicos para oferecer aos pacientes, resultados satisfatórios como: aparelhos de radiofrequência, ultrassom, ultracrio, endermolipo, entre outros...
 
SP - Há restrições de faixa etária?
FGF - Infelizmente hoje, a obesidade infantil tem crescido muito e em adolescentes também. Eles mantêm atividades passivas (celulares, tablets, games...) aliadas à alimentação desregrada, fast food e os pais, muitas vezes sem força para dominar essa realidade. A procura tem crescido muito, mas ainda não fazemos atendimento pediátrico.
 
SP - O emagrecimento exige mudança de hábitos e atitudes. Há casos de reincidência?
FGF - Às vezes, infelizmente sim, mas o que mais nos felicita é saber que a maioria que volta, vêm em busca de novos incentivos, mais estética corporal, especialmente, nessa época do ano em que se aproxima o verão. Há pacientes anuais, que buscam continuidade nos tratamentos para não perder o cuidado consigo mesmo. Nossos protocolos não são apenas para o período de emagrecimento, que na maioria das vezes requer um método mais restrito, mas visam a manutenção e qualidade de vida pós-tratamento. Quando o paciente adere às orientações, não passa por processo de reengorda, o que confere o sucesso da clínica no mercado local.
 
SP - Como lidar com a ansiedade dos pacientes, procurando rapidez nos resultados?
FGF - Primeiramente, procuramos orientar que o importante é o resultado final, que vem da continuidade do processo, não dá para ter pressa ou ansiedade. O caminho para o sucesso é foco e disciplina. O paciente tem que estar motivado, porque vai se deparar com situações para tirá-lo desse foco. Não é fácil para ninguém, independente da quantidade de quilos a perder, mas é possível para todos. Não há caso sem solução. É preciso fazer acontecer.
 
SP - E quanto ao slogan da franquia “Emagreça em 5 semanas”. Como isso é possível?
FGF - A sociedade em que vivemos hoje é imediatista, as pessoas têm pouco tempo, porém vai de acordo com cada necessidade. Não significa que chegará ao peso ideal, mas em 5 semanas, com adesão aos protocolos, consegue eliminar 10% do peso corporal. Os protocolos oferecidos têm embasamento científico e trazem resultados satisfatórios.
 
SP - E como é o passo a passo desse tratamento?
FGF - O paciente visita duas vezes por semana a clínica para procedimentos e reavaliações, consultas médicas semanais e acompanhamento multidisciplinar periódico.
 
SP - Além de emagrecimento, a sra. mencionou tratamento para a área desportiva? Como é realizado este trabalho?
FGF - Hoje, muitas pessoas buscam um estilo de vida saudável e não sedentário, com práticas de atividades físicas regulares em suas rotinas e procuram melhorar sua performance atlética. Oferecemos atendimento médico individual, exames laboratoriais, bioimpedância, tratamentos para melhorar a condição física.
 
SP - Após esse período de sucesso no mercado aqui na nossa cidade, o que motivou a ampliação da Clínica Emagrecentro?
FGF - A necessidade física, número de pacientes crescente, então buscamos mais espaço, mais conforto para oferecer serviços de qualidade para o cliente que, muitas vezes, vem de um dia corrido de trabalho, tarefas pessoais e quando chega à clínica busca também, renovar suas energias, desfrutar de conforto e tranquilidade.
 
SP - Podemos esperar novidades da Clínica Emagrecentro?
FGF - Sim, claro.Visamos atualização regularmente para que os protocolos de tratamento sejam aperfeiçoados, alcançando resultados cada vez melhores.Recentemente estivemos no “Fórum de Longevidade Saudável” em São Paulo, uma reunião científica somente para médicos do Brasil inteiro, com muitas discussões e atualização na área.
 
SP - Quais as recomendações, orientações você daria para os nossos leitores?
FGF - Primeiro, nunca protelar o problema, porque a inércia provavelmente o levará a piorar em escala crescente. A obesidade é multifatorial, é fator de risco para muitas doenças clínicas graves e severas e acaba desencadeando os maiores índices de mortalidade clínica hoje.
 
            A mensagem final que deixo é: cuide do bem mais precioso que Deus nos deu, a nossa saúde, porque quando a perdemos é bem mais complicado. A vida é corrida, várias ocupações, estresse que roubam a nossa paz e o nosso tempo e acabamos deixando nossa saúde em segundo plano. Então, considero necessário rever os conceitos e as escalas de prioridade, buscar avaliação e acompanhamento profissional, sair do sedentarismo, se dedicando e vivendo melhor.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.