Revista Saúde Perss
CAPA
Clínica
Emagrecentro
Revista Saúde Perss
ENTREVISTA
Dra. Fernanda Guimarães
de Almeida Fróes
Nutrologia & Medicina Estética
CRM 52 84898-0
Revista Saúde Perss
Thais Wolino
Fisioterapeuta
CREFITO 12 1059-F
Formou-se pela UNESA - Campos
Bióloga
Formou-se pela UENF
thaiswolino@yahoo.com.br
LASER FRACIONADO
Na dúvida em qual laser para rejuvenescimento fazer para melhorar sua imagem?

Vamos falar um pouco da tecnologia do laser fracionado usado para tratar rugas, linhas de expressão, manchas, cicatrizes de acne, além de atuar nas estrias corporais.

A tecnologia de laser fracionado, utiliza um microfeixe de laser muito estreito (da largura de meio cabelo humano) para remover colunas de tecido nas camadas profundas da pele, desencadeando uma resposta, que cura a zona tratada criando mais colágeno e elasticidade. 

A nova carga de colágeno trabalha melhorando o tônus da pele e exterminando as rugas, preenchendo-as de dentro para fora. O resultado promove melhorias na aparência das rugas, das linhas finas, do tônus e da textura da pele, deixando-a com aspecto mais jovem.

O laser de CO2 promove uma fototermólise fracionada, ou seja, gera múltiplos pontos (colunas) extremamente aquecidos na pele, cercados por ilhas de pele intacta (não tratada). Desta forma, a reepitelização (cicatrização) ocorre de forma mais rápida e segura. O processo de cicatrização é estimulado para originar um tecido novo e saudável, eliminando as imperfeições.

Em cada sessão, é tratada cerca de 15 a 60% da pele. Dependendo do número de vezes que o laser é aplicado no mesmo local, a área tratada será num percentual maior ou menor, bem como o período de recuperação e proporcionalmente o seu resultado.

Como todos os tratamentos em estética avançada, o laser fracionado de CO2 será prescrito em diferentes potências de acordo com cada caso clínico dos pacientes, a meta é desenvolver protocolos específicos para cada paciente e respeitar suas individualidades.

É muito seguro, mas para deixar claro existem sim, contraindicações que deverão ser analisadas, é de suma importância uma anamnese criteriosa de cada paciente. Podemos citar algumas contra indicações: 
Gestantes;
Pessoas com herpes;
Sensibilidade à luz;
Ou que fazem uso de medicamentos com Isotretinoína (roacutan) não podem fazer o tratamento;
Assim como, pacientes submetidos a tratamento imunossupressor, a exemplo de quimioterapia ou radioterapia.

De acordo com o artigo científico: (Salles, Alessandra Grassi, et al. "Tratamento de sequelas de queimadura de face com laser de CO2 fracionado em pacientes com fototipos III a VI. "Revista Brasileira de Cirurgia Plástica 27.1 - 9-13. de 2012). O tratamento com laser de CO2 fracionado foi usado em pacientes que sofreram queimaduras em região de face, o laser foi usado com parâmetros suaves, para o tratamento das sequelas (cicatrizes), sendo bem tolerado pelos pacientes, que apresentaram alto índice de satisfação, com melhora de textura, distensibilidade e irregularidades de superfície. 

Além de todos os seus benefícios cientificamente comprovados para o rejuvenescimento, também pode ajudar aos que sofrem com sequelas de queimaduras.

Após a sessão de laser, há um leve inchaço e vermelhidão, a pele costuma arder nas primeiras horas, e pode (ou não) apresentar pontos de sangramento. O paciente deve fazer uma pausa em suas atividades ao ar livre e tomadas de sol por aproximadamente 4 dias até que se formem cascas e que estas se soltem voluntariamente. O uso de bloqueador solar é obrigatório, inclusive protegendo da luz fria ou quente das lâmpadas. Após a saída das cascas, ainda devemos ter um cuidado máximo com o sol, protegendo a pele a cada 2 horas com o bloqueador solar, não se deve ir à praia e nem se expor prolongadamente ao sol por um período de no mínimo 2 meses após o procedimento. A pele se reestrutura em aproximadamente 90 dias após o procedimento.

A alta tecnologia vem cada vez mais sendo utilizada em favor da beleza e bem-estar, sendo acessível e seguro.

Compartilhe

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a nossa revista, enviar dúvidas, sugestões ou comentários você só precisa preencher os campos do formulário abaixo.